Esse é um assunto que incomoda a muitas mulheres. Conhecido como frizz, nada mais é do que aqueles cabelinhos arrepiados que ficam no meio do cabelo e em cima da cabeça. Esse arrepiado dos fios ocorre pelo fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência.

Alguns fatores contribuem para o surgimento do frizz, são eles:

Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.

Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.

Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.

Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebrar os fios.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você evitar e eliminar de uma vez por todas o frizz. Confira!

1 – Faça hidratação semanalmente

Cabelos hidratados dificilmente tem frizz. Quando o cabelo está em falta de óleos, água ou até queratina, o frizz aparece. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas.

2 – Use óleos vegetais a seu favor

Quando fizer hidratação em casa, acrescente um óleo vegetal no seu creme. Esses óleos ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios. Você pode usar óleo de coco, óleo de abacate, gérmen de trigo, rícino e amêndoas.

3 – Evite o uso de shampoos com sulfatos

A maioria dos shampoos são feitos de sulfatos fortes, que são substâncias responsáveis pela limpeza dos fios e dos compostos insolúveis das máscaras, como óleos minerais. Infelizmente, os sulfatos presentes no shampoo detonam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz.

5 – Enxágue com água fria e, se possível, sem cloro

A água fria funciona como uma espécie de “selante” dos fios, ou seja: é muito amiga dos cabelos! Quando estiver lavando os fios, especialmente no verão, dê pelo menos um último enxágue com a água fria do chuveiro. Se a água for filtrada ou mineral, melhor ainda, pois o cloro também danifica os fios.

6 – Use condicionador

O shampoo abre as cutículas para que os fios limpem, e o condicionador tem a função de fechar essas cutículas, evitando assim o frizz.