Quando chega esta época do ano, vem as dúvidas sobre o que cozinhar para a ceia de natal, principalmente, se esta é a primeira que você realizará.

O Natal é, sem dúvidas, a melhor época do ano e, claro, com as melhores comidas. Por isso, se você fará pela primeira vez a Ceia de Natal na sua casa, descubra algumas dicas e receitas que separamos para você.

Uma dica, para facilitar a arrumação da sua mesa de natal, é recorrer às locadoras de materiais para festas. Nelas você poderá encontrar desde materiais para decoração do ambiente, até às louças do jantar.

Para os pratos da Ceia de Natal, nós temos algumas ideias sobre o preparo tradicionais receitas de natal em uma quantidade boa para servir, aproximadamente 12 pessoas.

Ceia de Natal Simples e Econômica

Salada: inclua folhas, frutas, castanhas e queijos na salada, assim, você oferece uma entrada completa sem gastar tanto.

Prato Principal: peru assado, massa recheada com molho de tomate e manjericão, farofa, arroz com frutas secas.

Sobremesa: inclua na sobremesa ingredientes como chocolate e frutas vermelhas, como um pavê de chocolate ou um pudim de morango.

Ideia para uma Ceia de Natal Completa

Salada 1: folhas com pêssegos grelhados no açúcar mascavo, crumble de nuts e queijo boursin ao caramelo de balsâmico

Salada 2: lascas de bacalhau com mescla de quatro azeitonas, petit cebola, couve de Bruxelas, erva doce e tomate cereja confit ao azeite de ervas e limão siciliano

Pratos Principais: peru recheado com farofa de maracujá e castanhas portuguesas ao molho de uvas verdes com maçãs ao forno e crumble de queijo e alecrim, tender assado ao chutney de cidra e abacaxi, raviolone de mussarela de búfala ao molho rústico de tomates e manjericão, arroz com pistilos de açafrão

Sobremesas: torta semifredo de cacau com torrão de chocolate branco, calda toffee e praliné de avelã, torta fresca de pêras com creme mascarpone e crocante de avelãs, compota de frutas aromatizadas com anis e passas, rabanada tradicional com geleia de frutas vermelhas

Veja também: Aprenda a fazer um Panetone no estilo Naked Cake