Saiba algumas preocupações que você deve deixar de lado e dicas de como lidar com determinadas situações

Ser mãe pela primeira vez é uma sensação ótima e ao mesmo tempo de conflito: “Será que serei uma boa mãe?” “Como vou fazer isso ou aquilo?” “Qual a melhor formar de cuidar do meu bebê?”. Relaxe e confira essas dicas para mamães de primeira viagem:

É normal o bebê chorar

Bebês podem chorar uma média de até três horas por dia, então fique tranquila. Entre os possíveis motivos do choro, estão as necessidades de trocar a falda, dar de mamar ou ver se a roupa ou posição está causando algum incômodo. Uma forma de acalmar o seu neném é tentar conversar, para ele encontrar conforto na sua voz.

Não precisa encher de roupa

Deixar o seu filho todo empacotado independente da temperatura só o prejudica. Ele não vai sentir mais frio só porque é menor.

A pele muda

No primeiro mês de vida, é comum o aparecimento de placas avermelhadas ou ressecamento na pele do pequeno, mas não há uma causa definida para o problema. O bebê passa meses no líquido amniótico, por isso que descamações também são normais nas primeiras semanas. Uma forma de prevenir é vestir o neném apenas com roupas de algodão e lavá-las com sabão neutro e sem uso de amaciantes. Além disso, higienize o rosto dele com um algodão úmido após a amamentação. Assim você garante que a pele não fique engordurada pelo leite que escorreu.

O intestino não é regular

Geralmente os bebês evacuam enquanto mamam graças ao reflexo gastrocólico, que avisa o intestino quando é a hora de funcionar. Porém, perto de completar o primeiro mês isso muda. O corpo está passando por adaptações, então é normal se ele passar dois ou três dias sem evacuar, e conforme o tempo for passando, o organismo começa a ter um “reservatório maior”.