Nada melhor do que começar o ano economizando, não é mesmo?! Aproveite as novas metas, novas energias e aprenda a poupar dinheiro para realizar seus planos. Confira nossas dicas:

1 – Use e abuse dos aplicativos de controle financeiro

Sempre é bom lembrar que controlar as entradas e saídas de dinheiro é indispensável para quem busca ter melhores condições de vida e sucesso no campo financeiro. Mas você realmente faz isso?

Para começar o ano economizando de verdade, usar um aplicativo pode ajudar! Além disso, só assim você saberá sua real situação financeira, conseguirá analisar suas despesas mensais, descobrirá quais são os seus maiores gastos e terá o embasamento necessário para evitar despesas desnecessárias.

2 – Separe e controle seus gastos fixos e variáveis

Após começar a usar um bom aplicativo de gestão financeira, o próximo passo que você deverá levar em consideração para realmente conseguir economizar dinheiro, é a regra de ouro do controle financeiro: separar seus gastos.

Além disso, garantir que o valor necessário para arcar com as despesas fixas e variáveis do mês seja menor do que a sua renda líquida. Ou seja, a soma de todos os seus gastos mensais jamais poderá ser superior ao valor de todos os seus recebimentos (após os descontos).

Parece simples, mas muitas pessoas não se atentam a isso e acabam ficando no vermelho.

3 – Faça uma lista de itens dispensáveis

Agora é hora de avaliar quais são os pontos em que é possível economizar. Enumere seus gastos em ordem de prioridade e corte — sem pena — as despesas desnecessárias, afinal, elas são desnecessárias.

Gastos com educação própria ou dos filhos, por exemplo, podem ser tratados como um investimento, portanto, devem ser priorizados e estar no começo da lista.

Já as idas frequentes ao cinema, restaurantes ou pedidos em aplicativos/fast foods durante a semana podem ser diminuídos, porque representam um prejuízo considerável no final do mês. Basta por na ponta do lápis para se dar conta.

Essa é uma boa forma de começar a economizar hoje, pois a ação é simples e pode ser adotada imediatamente.

4 –  Pague suas contas em dia

Este é um exemplo claríssimo de ação que evita gastos desnecessários. Pagando suas contas em dia você não precisará pagar multas por atrasos. Pode parecer pouco, mas faça os cálculos de quanto isso pode representar no final de um ano inteiro, portanto, vale a pena adquirir esse hábito.

Esses encargos prejudicam a saúde financeira de qualquer pessoa, ainda mais levando em conta que o Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo.

5 – Utilize o cartão de crédito de forma inteligente

Cartões são muito práticos, mas apresentam uma desvantagem muito grande: fazem com que você perca a noção do dinheiro gasto no dia a dia.

Além disso, como é só passar o cartão, fica muito mais fácil perder o controle das pequenas despesas. Para evitar que isso aconteça, comece a pagar as pequenas despesas do cotidiano com dinheiro ou com no débito! Deixe o cartão de crédito para as viagens, por exemplo.

Além disso, pagando à vista, você não acumular vários gastos para o próximo mês, e certamente irá se policiar mais.