As primeiras semanas de vida são de extrema importância para definir o comportamento do seu gatinho, aproveite as dicas selecionadas!

Você sabia que as primeiras semanas de vida são as mais importantes na definição do comportamento do gato? Isso mesmo! Elas irão influenciar em como o seu amiguinho irá reagir quando for acariciado ou colocado em um ambiente com outros animais. Tendo isso em vista, separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa fase para torná-lo um felino sociável no futuro:

Importância das brincadeiras

Quanto mais brincadeiras forem feitas com o seu gato, mais ele irá se aproximar das pessoas. Sendo uma ferramenta de extrema importância para facilitar a interação. Prefira utilizar algum objeto para brincar. Se você ficar brincando utilizando as partes do seu corpo, isso poderá estimulá-lo a morder ou a caçar a sua (ou pior, das visitas!) mão ou pé em momentos inoportunos.

Como sociabilizar

Na hora de apresentar o seu novo filhote para outras pessoas e animais, evite qualquer desconforto ou susto. Lembrando-se sempre que ele poderá se assustar tanto com pessoas, quanto com crianças que agirem de maneira inesperada.  Avise as visitas!

Pequenas restrições de movimento

Fazer com que o gato se acostume a ter uma parte do corpo imobilizada é importante para que no futuro ele se comporte com naturalidade ao tomar banho, ter suas unhas cortadas e ser escovado. Para isso, o segure firmemente, mas com cuidado para não traumatizá-lo, procurando imobilizar aos poucos uma parte de seu corpo. Caso tente escapar, não o solte, se não ele irá achar que basta “espernear” (praticamente uma criança de verdade!) para evitar o próprio desconforto.