Se você é do tipo que não olha o rótulo dos alimentos ao ir no supermercado, saiba que você pode estar comprando produtos que te levam ao oposto do seu objetivo

Interpretar um rótulo nem sempre é tão fácil quanto parece, afinal, com tantas palavras nas entrelinhas e termos esquisitos fica difícil ler tudo como num passe de mágica, no entanto, nós temos alguns truques para você não errar na hora das compras.

Felizmente, alguns fabricantes já acrescentaram às suas embalagens informações como “zero lactose” e “sem glúten”, porém, ficar atento à tabela nutricional dos produtos e à lista de ingredientes é essencial para evitar o consumo de alimentos indesejados.

Rótulos para prestar atenção

Sucos

Os sucos naturais, apesar de terem pouca diferença calórica, quando comparados aos refrigerantes, a escolha por eles significa uma opção com uma matéria prima que vem apenas da natureza.

De acordo com a legislação brasileira, as bebidas consideradas como integrais devem ter 100% de polpa, os néctares entre 20 e 50% e os refrescos de 5 a 20%. Porém, devemos lembrar que as formulações são complementadas com água, açúcares, corantes e outros aditivos químicos.

Então podemos perceber que, com certeza, as bebidas integrais são a melhor opção, não é mesmo? Além disso, dê preferência às frutas de baixo índice glicêmico como o maracujá, a acerola, a amora ou aos sucos detox com vegetais em sua composição.

Pão integral

O principal objetivo, para nós, dos pães integrais é de trazerem mais fibras para nossa alimentação de forma a nos saciar por mais tempo. O ideal na hora de comprar um pão integral é verificar a quantidade de fibras que eles possuem. Por exemplo, um pão que possua “20g de carboidratos por porção” deve ter ao menos 5g de fibras.

Chocolate

Se você é chocólatra, saiba que as opções com mais de 50% de cacau são ricas em poli fenóis, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Porém, muitas vezes nos iludimos com a quantidade de cacau e esquecemos de olhar os ingredientes do produto. Os ingredientes descritos na embalagem seguem uma ordem decrescente por quantidade, ou seja, se açúcar e gordura estiverem entre os primeiros ingredientes citados, significa que o produto contém uma grande porcentagem deste ingrediente.

Olhar o rótulo dos produtos é uma das mais importantes coisas, principalmente se você vai iniciar uma dieta. Portanto, siga estas dicas destes ingredientes e não deixe de comentar sobre o que achou da postagem, ok?