Rejuvenescimento é uma palavra que quando dita faz brilhar os olhos de qualquer pessoa — homem ou mulher —, e quando se trata de descobrir como rejuvenescer o rosto o interesse é ainda maior. Mas por que isso acontece? É fácil. O rosto é a primeira parte do nosso corpo que os outros vêm quando chegamos em algum lugar.

Atualmente, há muito o que fazer para deixar a aparência do rosto mais jovem. Entre as possibilidades está, em primeiro lugar, a prevenção do envelhecimento precoce, sobretudo se for feita antes dos 30 anos de idade.

E isso é conseguido com uma alimentação rica em nutrientes (visando eliminar os radicais livres e dar vitaminas, minerais e colágeno para a pele) e pobre em gordura, com o uso de filtro solar adequado para o seu tipo de pele, sono adequado por cerca de oito horas diárias, remoção da maquiagem antes de dormir, aplicação de máscara facial, uso dos cosméticos indicados por seu dermatologista todos os dias, entre outros cuidados.

Mas mesmo com todos os cuidados acima, o envelhecimento da pele do rosto é inevitável. Isso porque, conforme o envelhecimento natural da pessoa, a exposição ao sol, o efeito da gravidade (que insiste em puxar tudo para baixo) e o estresse diário gera a flacidez da pele e dos músculos da face, a formação de rugas em diversos pontos do rosto, além do bigode chinês, da flacidez nas pálpebras e no pescoço.

Mas há mais o que fazer para rejuvenescer a pele. Existe uma técnica cirúrgica rejuvenescedora que apresenta resultados excelentes. E é sobre ela que iremos abordar neste texto. Confira!

Como rejuvenescer o rosto? Entenda a técnica cirúrgica do Lifting Facial.

A cirurgia plástica que permite rejuvenescer o rosto é denominada Lifting Facial, também conhecida por facelifting ou por um nome bem menos conhecido, Ritidoplastia. Esse procedimento é capaz de devolver vários anos perdidos à aparência facial de uma pessoa. Isso porque, sua técnica remove a pele que está sobrando no rosto e reposiciona a derme, além de eliminar as linhas de expressão e amenizar até as rugas mais profundas.

Através de incisões, o cirurgião plástico especializado em lifting do rosto age em várias partes da face. As regiões em que os cortes precisos são feitos, são: nas bochechas, nos cantos da área externa das sobrancelhas. Depois ele ergue a pele e reposiciona sua camada interna.

Também pode fazer parte do procedimento, o rejuvenescimento do pescoço (removendo a papada), a eliminação do queixo duplo e os sulcos que se formam ao redor dos lábios, do famoso “bigode chinês” (sulco nasogeniano) e ainda a queda das bochechas, costumeiramente chamado do efeito “buldogue” (sulco da marionete).

A cicatriz resultante da técnica de rejuvenescimento do rosto é muito discreta. Isso porque, ela fica em uma região coberta pelos fios de cabelo. Além disso, ao longo da recuperação e com o passar do tempo, ela amadurece e fica praticamente imperceptível.

Após o rejuvenescimento do rosto, quanto tempo fico no hospital?

Em geral, o procedimento para rejuvenescer a pele do rosto requer internação de, no máximo, um dia. Esse tempo é consideravelmente curto se pensarmos na grande mudança proporcionada pela técnica.

Como é o pós-operatório do rejuvenescimento facial?

O pós-operatório da cirurgia de lifting facial é bastante tranquilo, requerendo apenas um cuidado em que não pode ser esquecido: o paciente não deve remover o curativo dos locais da incisão por 24 horas após o procedimento.

Com relação à higiene pessoal, o banho completo já pode ser tomado depois do primeiro dia após o procedimento. Já as atividades rotineiras podem ser retomadas em aproximadamente uma semana ou segundo a recomendação do seu médico.

Se você deseja fazer uma cirurgia para rejuvenescer a pele, saiba que nas clínicas de cirurgia plástica conceituadas, os cirurgiões plásticos são especialistas em realizar o rejuvenescimento facial com a intenção de manter a harmonia do rosto e deixando-a com aspecto saudável, descansado e, principalmente, muito mais jovem.