Nós também amamos os pets, mas como saber como os cachorros se comunicam com a gente? Como acertar o que eles realmente querem?

A melhor maneira de começar a entender como os cachorros se comunicam é então olhar para seu ancestral: o lobo. Lobos vivem em bando e cães fazem o mesmo com outros animais da casa e com humanos, então eles ainda carregam esses traços. Além disso, deve haver um líder do bando e esse líder deve ser você e para ser um líder canino eficiente, você precisa saber o que seu cão está tentando dizer a você.
 
Os cães se comunicam de muitas formas entre eles, usando pistas verbais, linguagem corporal e expressões faciais, então entenda alguns de seus sinais:

Linguagem Corporal Canina

Confiante e Relaxado

Nessas situações suas postura fica ereta, seu rabo abanando lentamente, suas orelhas atentas, os olhos com pupilas pequenas e a boca fechada.

Assustado ou Ansioso

Novamente sua postura fica abaixada, com o rabo encolhido, orelhas para baixo, olhos arregalados e boca ofegante.

Agressivo

Postura neste caso fica rígida, com o rabo para cima ou para trás, orelhas atentas, olhos focados, boca com os dentes a mostra.

Linguagem verbal dos cães

Você sabe por que um cachorro uiva?

Essa é uma tentativa de localizar alguém, talvez você ou o cachorro da rua, então quando você sai para trabalhar, é possível que o cão uive na tentativa de fazer você voltar. Além disso, quando um cão começa a uivar na vizinhança, normalmente outros se juntam a ele.

Você sabe por que um cachorro rosna ou “resmunga”?

Significa “se afaste”. Você verá um cão rosnar quando outro cão se interessa por sua comida. Além disso, seu cão pode rosnar para um estranho que ele não goste ou para você, quando tenta tirar seu brinquedo. Esse é de fato um jeito muito eficiente de se comunicar e indica que você pode negociar o brinquedo com ele. Uma postura agressiva e silenciosa é a mais perigosa de todas.

Grunhido ou murmúrio

Costuma indicar que seus cachorros querem alguma coisa. Esse é um som interessante porque é quase manipulador – o cão sabe que se latir vai se dar mal, mas com um sutil “grunhido” pode conseguir o que ele quer. Além disso, esse som também é ouvido quando cães cumprimentam outros cães ou humanos.

O latido

Há diferentes tipos de latidos. Um latido estridente indica empolgação e felicidade. Um latido baixo indica agressão e provavelmente é uma ameaça. Além disso, cachorros latem para chamar a atenção, para responder a outros cães, indicar que estão felizes e para alertar humanos sobre um problema. Seu cão pode então detectar um “problema” que você não viu nem ouviu, como uma sirene distante ou o gato do vizinho se escondendo na árvore.