Cúrcuma  é uma planta que foi descoberta há mais de 2.500 anos, na Índia, onde inicialmente era utilizada como corante. Hoje em dia, também é conhecida como açafrão-da-terra, um tempero que veio direto do continente asiático e faz muito bem para a sua saúde, te ajudando a reduzir o colesterol ruim e também ajuda na prevenção do câncer e Alzheimer.

Alguns estudos científicos comprovam que a ação da substância existente na Cúrcuma, realmente minimiza os riscos de câncer, além de aliviar dores de artrite e auxilia na prevenção de doenças neurodegerenativas.

Como se já não bastasse, esse tempero tem uma extensa lista de benefícios para sua saúde. O uso dessa planta também previne doenças do coração, diabetes, e ainda é um protetor hepático, pois estimula a secreção do bílis.

Além disso, a Cúrcuma também pode funcionar como agente desinfectante, pois contém propriedades antibacterianas e antissépticos. Em casos de cortes ou queimaduras na pele, basta espalhar o pó da planta na região ferida. Ela ajudará a desinfectar e cicatrizar o local.

Mesmo sendo um tempero cheio de benefícios, é de suma importância que as contra-indicações também sejam consideradas antes de utilizá-lo, por isso, o auxilio de um especialista é fundamental.

O consumo de açafrão-da-terra também pode gerar irritações no estômago, devido ao seu sabor forte, gerando uma ação no sistema digestivo. Por isso, deve ser evitado por gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças.