O momento após a cirurgia é extremamente importante para obter o melhor resultado. O pós-operatório, também conhecido como dias de repouso, se faz necessário para que não existe complicações referentes à operação estética.

Pós-operatório é o período durante o qual se observa e se assiste a recuperação de pacientes em pós-anestésico e pós “stress” cirúrgico. Os objetivos da equipe multidisciplinar durante este período são: a manutenção do equilíbrio dos sistemas orgânicos, alívio da dor e do desconforto, prevenção de complicações pós-operatórias, plano adequado de alta e orientações

Cada procedimento tem a sua peculiaridade, porém algumas dicas servem para todas as cirurgias plásticas. É preciso se atentar e segui todas as “regras” recomendadas pelo cirurgião plástico.

É de extrema importante dizer que tanto antes da cirurgia ou no pós-operatório, a relação paciente-médico a confiança é fundamental, principalmente no momento do pós. Pois neste período o paciente deverá transmitir de forma clara e detalhada ao profissional, todas as informações referentes a sua recuperação.

Conversamos com os cirurgiões plástico da Clínica Master Health, que explicou o real motivo das recomendações mais pedidas para se realizar após o procedimento cirúrgico:

Evite fumar até pelo menos 30 dias

Como a nicotina contrai os vasos sanguíneos e dificulta a circulação do sangue, o cigarro pode ser um vilão da sua recuperação.

Além disso, somando as 4 mil toxinas que essa droga possui com a má oxigenação, o risco de necrose e trombose aumenta de forma significativa.

Sendo indicado que a pausa ou até mesmo o abandono do cigarro, deve acontecer antes mesmo da cirurgia plástica, para que o corpo esteja preparado para realizar o trabalho de cicatrização perfeitamente.

Evitar anticoagulantes até pelo menos 21 dias

A aspirina e todos os medicamentos que não são indicados em caso de dengue são derivados do ácido acetilsalicílico. Essa substância prejudica a coagulação, aumentando o risco de hematomas. Medicamentos à base de vasodilatadores também devem ser evitados.

Não retomar o uso de anticoncepcional até pelo menos 14 dias

O uso desse medicamento aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar. Porém essa recomendação no pós-operatório, vale somente para cirurgia com anestesia peridural, raqui e geral.

Evitar ambientes quentes até pelo menos 21 dias

O calor pode ser vasodilatador, aumentando o risco de sangramento. Desse modo, o banho durante o pós-operatório deve ficar na temperatura morna e além disso, devem ser rápidos.

Evite o contato com a luz solar até pelo menos 45 dias

Durante o pós-operatório corre o risco de sofrer inchaço na área operada, facilitar o sangramento é até manchar a pele, caso tenha alguma mancha roxa ou amarelada no local, o cuidado deve ser tomado até mesmo durante o inverno.

Quando indicado, fazer drenagem linfática e ultrassom

Alguns procedimentos, como lipoaspiração, lifting facial e abdominoplastia, resultam em um grande descolamento da pele, gerando um inchaço maior, que deve ser combatido. Pois isso pode ocasionar à fibrose, nodulações e irregularidades.

Utilizar malhas compressivas

As malhas compressivas têm como função exercer uma compressão suave e constante, sem impedir a perfeita circulação sanguínea, evitando o acúmulo de líquido no espaço intercelular e conseqüente  edema ou inchaço.

Na medida em que se diminui o edema, inibi-se o aumento do espaço intercelular, permitindo que as células fiquem mais próximas o que auxilia numa melhor cicatrização. A malha compressiva promove ainda uma melhora no sistema linfático, na postura e aceleram o restabelecimento do paciente. Para conseguir fazer a compra, é necessário a prescrição do cirurgião plástico.

Atenção as atividades físicas

Durante o pós-operatório é proibido realizar atividades físicas e/ou atividades que exijam grandes esforços, sendo necessário seguir a risca a orientação do cirurgião plástico e nunca se esqueça, que o este é um momento de descanso!

Vale lembrar que cada cirurgia plástica possui uma indicação para o retorno a atividade. O seu cirurgião vai lhe indicar o período e você deverá começar devagar, com exercícios leves, acompanhados por um profissional.

Importante ressaltar que cada organismo reage e se comporta de um jeito e em cirurgias associadas, como mamoplastia e abdominoplastia, você deve considerar o prazo maior de recuperação (para iniciar atividades).

 

Dica da Fique Linda
Use tops que ofereça sustentação às mamas, quando realizar a cirurgia plástica de mamas (quando retomar a atividade física). Na lipoaspiração o uso da cinta não é necessário durante os exercícios, mas ela deve ser recolocada após a prática.

Cumprir as orientações do cirurgião

Além dos cuidados citados acima, não se deixe enganar pelo visual, pensando que sua cicatrização “é boa”. Siga sempre as recomendações do profissional.

Lembrando que o cirurgião plástico deverá ter registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), então além das indicações, vá atrás de informações sobre a formação do cirurgião, afinal, nem tudo é um diploma de uma boa instituição.

Outra medida importante é verificar se o médico é de fato, um especialista em cirurgia plástica. A legislação brasileira permite que, depois de concluir o curso regular de seis anos, o médico realize cursos de especialização em qualquer procedimento para que trabalhe com eficiência – como os especialistas em rinoplastia ou lipoaspiração, além dos que são especialistas de fato, em mamoplastia de aumento (prótese de silicone nas mamas).

Além do cirurgião, o enfermeiro é seu melhor amigo!

Durante os primeiros momentos do processo de pós-operatório, o enfermeiro é que estará sempre do seu lado e preparado para qualquer adversidade e pronto para te ajudar, além disso ajudar a sua família de forma satisfatória.

Se o procedimento realizado, não der alta em 24 horas ou até mesmo necessário ficar em ambiente hospitalar, é ele que te ajudará grande parte do período, te ajudando e guiando o que o seu cirurgião plástico solicitou. Fazendo com que este momento tão complicado, se torne mais tranquilo para que você permaneça tranquilo.