O verão leva-nos a buscar por lugares para tomar um bronze, mas para manter a cor bonita, alguns cuidados podem ser tomados. Confira!

Veja também: Como cuidar da pele no verão?

Cuidados após uma exposição solar

Quem é que resiste ao bronzeado na estação mais quente do ano que deixa nosso corpo muito mais a mostra, não é mesmo?

Na pressa de pegar rapidamente o bronzeado perfeito, às vezes acabamos nos expondo ao sol além do recomendado. E quem sofre os efeitos disso é a nossa pele que acaba ressecando, perdendo o brilho e ardendo. Mas, para aliviar estes desconfortos, nós temos algumas dicas de cuidados importantes que podem ser colocados em prática.

O bronzeado, quando acontece moderadamente e com o uso de protetor solar, não é um problema. No entanto, quando a pele começa a ficar vermelha é sinal de que ela está sentindo-se agredida, podendo causar inchaços e ardência. Além disso, sem a proteção recomendada, o risco de desenvolver um câncer de pele aumenta consideravelmente.

Os cuidados devem começar já no banho. A exposição solar tende a ressecar a pele, portanto é importante devolver essa hidratação ao órgão. Para isso, você deve utilizar sabonetes glicerinados.

Para suavizar as inflamações de queimaduras do sol, os hidratantes pós-sol são uma ótima alternativa e estão disponíveis nas formas de loção, gel ou gel creme. Você pode buscar por cremes que contenham ingredientes naturais, como o aloe vera e a camomila, que ajudam a suavizar irritações e nutrir a pele, melhorando a vermelhidão. Alguns cosméticos pós-sol também possuem ativos anti-inflamatórios que acalmam a pele, como o alfa bisabolol e a nicotinamida.

Você também pode borrifar água termal nas regiões mais fragilizadas, como o rosto e ombros, ou fazer compressas de chá de camomila gelado. Ambos auxiliam em acalmar a pele e a desinflamar, assim podemos curtir muito o verão!