Sol é bom e todo mundo gosta. Mas quando a gente abusa, existem alguns cuidados com a pele que devemos seguir, assim garantimos que nada de grave aconteça. Mesmo assim, é sempre bom lembrar: protetor solar todos os dias!

1 – Banho gelado

Quando se abusa muito do sol e gera queimaduras na pele, o banho gelado é um cuidado essencial. A água fria alivia a dor e evita que a pele resseque. Os cuidados com a pele começam desde o banho, sim!

2 – Use e abuse de hidratantes para a pele

Grande aliado da pele durante o ano todo, o hidratante é ainda mais importante em caso de excesso de sol e queimaduras. Opte por hidratar a pele sempre depois do banho frio, pois quando úmida, ela absorve melhor os princípios ativos dos cremes faciais. Você também pode usar loções restauradoras que são indicadas para assadura de bebê, pois elas são altamente hidratantes.

3 – Não estoure as bolhas e não puxe a pele

Quando você se queima, podem aparecer bolhas na pele e ocorrer descamação, mas atenção: nunca fure as bolhas e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele, pois você pode machucar ainda mais. As bolhas protegem a pele nova, que ainda é sensível. Quando a pele descamar, evite banhos quentes, de longa duração e tome apenas um ao dia. Se você estiver com muita dor, procure um médico e peça para ele indicar um analgésico, anti-inflamatório ou uma pomada para aliviar os sintomas.

4 – Tenha paciência

As queimaduras não vão melhorar de um dia para o outro, por isso, é preciso ser paciente neste momento. É claro que tudo vai depender do tipo de queimadura, podendo levar de 3 a 4 dias ou até 2 semanas para realmente melhorar. Enquanto isso, a regra é esperar que a pele se recupere da vermelhidão para se expor no sol de novo – e dessa vez sem esquecer o protetor!