Antes de praticar exercícios, é preciso verificar se a sua saúde está em dia. Leia a matéria

Você está pensando em se aventurar em uma atividade física? Saiba que antes de começar a praticá-la você deve fazer uma avaliação física completa. A maioria das academias oferece esse tipo de serviço, mas se você pretende fazer os exercícios sozinha é essencial procurar um médico antes. Na avaliação física, o médico irá perguntar sobre sua saúde e fazer dois testes, um de resistência e um de força.

O primeiro é feito na esteira, onde você deverá caminhar ou correr com acompanhamento de aparelhos que medem sua capacidade cardíaca e respiratória.

O segundo é feito a partir de exercícios que usam pesos, fazendo-os até o máximo suportado pelo seu corpo.

Para completar, após os 35 anos é bom fazer um check-up completo antes de qualquer atividade. Isso é importante para saber se você tem algum problema no coração ou nas articulações. Assim, você não corre o risco dos exercícios só piorarem a sua saúde, ao invés de melhorá-la. Após essas avaliações você está pronta para praticar os exercícios. Mas tenha bom senso, antes das atividades faça alongamento e aquecimento, e após faça alongamento também. Só assim você garante bons resultados e não corre o risco de sentir dores. Lembre-se: no começo você, que não está acostumada, sentirá algumas dores normais, mas se elas persistirem consulte o seu médico ou o professor da academia.