Conheça os segredos de beleza de uma das mulheres que mais entendem do assunto no Brasil. Confira!

Sempre jovem e elegante, a empresária Cristiana Arcangeli escolheu a beleza e a saúde como mote para o seu trabalho. Em 1986, ela fundou a Phytoervas, empresa líder em produtos naturais de beleza. Depois, investiu na distribuição de produtos de grandes marcas internacionais no Brasil, como Chanel, Clarins e Clinique. O próximo passo foi a criação de uma rede de lojas, a Phytá Cosméticos.

Além de tocar os negócios, Cristiana ainda tem tempo para comandar o programa “Rádio Fashion”, na rádio Eldorado de São Paulo, e também para ser colunista de beleza, saúde e fitness da revista Vogue e editora da revista Phytá. E para arrematar, Cristiana acaba de lançar o livro “Beleza para a vida inteira” pela Editora Senac.

Confira na entrevista os segredos dessa “Mulher Maravilha” que tem muito a nos ensinar

Como você pautou os temas do seu livro?

As pessoas sempre me perguntavam como eu fazia para me manter em forma, ter qualidade de vida, cuidar da beleza. Quando a Editora Senac me convidou a escrever um livro sobre beleza, eu pensei em começar a responder essas perguntas. E também falar sobre as técnicas e recursos que hoje estão aí e não há por que não usá-los. O livro aborda temas como Rosto, Pele, Maquiagem, Cabelos, Corpo, Nutrição e Fitness.

Quanto tempo você levou para montar um livro tão completo?

Eu trabalhei durante 18 meses no livro. E, como a minha agenda é sempre muito corrida, eu optei por escrever à noite quando todos já estavam dormindo. Um horário em que está tudo mais tranqüilo, o celular não toca e fica mais fácil trabalhar. Acho que varei muitas noites escrevendo. Eu tive uma redatora, a Carla Leiner, que me ajudou a fechar os textos e trocamos muitos e-mails pela Internet para fechar os capítulos. O difícil é que quando você encerra um capítulo sempre aparece uma coisa nova. Mas, é assim mesmo, tudo é muito dinâmico e acabamos fechando o livro por capítulos sem voltar atrás.

Com qual público você desejava falar?

O meu livro foi feito para mulheres dos 25 aos 50 anos, porque essa é a faixa etária que está mais preocupada com a beleza e a boa forma. .

O que é mais importante para uma mulher se manter sempre bela?

O principal alicerce é a prática de um programa regular de ginástica e a manutenção de uma alimentação equilibrada, sem gorduras, nem excessos. Eu, por exemplo, adoro chocolate, mas só como nos finais de semana. E é interessante: se você não come doces todos os dias e nem consome grandes quantidades uma colher já satisfaz. Uma bola de sorvete de chocolate já é suficiente.

Quais são os seus hábitos de beleza, por exemplo, qual a rotina que você nunca deixa de fazer?

Independente do horário em que chego em casa à noite, eu tomo banho antes de dormir. Sou bem prática, já limpo o rosto debaixo do chuveiro, depois passo um tônico e um creme para o contorno dos olhos e vou dormir. Nunca durmo com maquiagem no rosto.

O que você leva na sua nécessaire?

Acho que a minha nécessaire é bastante enxuta, só levo o essencial: shampoo, condicionador, creme para hidratação do cabelo, creme para o contorno dos olhos, filtro solar, corretivo, lápis para os olhos, rímel e batom. E mais uma escova redonda.

Você usa que maquiagem durante o dia?

Durante o dia eu apenas uso maquiagem para “corrigir a pele”. Uso normalmente um hidrante com protetor solar, um corretivo e passo um rímel. .

Como você faz para manter a forma?

Faço uma hora de ginástica por dia. Pode ser musculação, corrida ou bicicleta. Só tiro um dia na semana para descansar, o sábado ou o domingo.

Você segue alguma dieta especial?

No café da manhã eu normalmente como uma fruta, tomo chá, e, às vezes, uma torrada sueca com queijo cottage ou queijo branco. Quando eu sei que vou fazer uma ginástica mais pesada eu como uma coalhada com granola. Depois do treino, costumo tomar um shake de proteína. No almoço, a opção é sempre salada com grelhado, pode ser carne, peixe ou frango. O jantar é um pouco mais completo e eu me permito comer carboidrato, como arroz ou massa, além de uma carne e salada. Aboli gorduras e especialmente frituras da minha dieta.

Você já fez uma cirurgia plástica?

Há seis anos eu coloquei uma prótese de silicone nos seios. Foi muito bom e eu me arrependo de não ter feito antes. Gostei bastante do efeito, que ficou bem natural.

O que você acha da popularização da cirurgias plásticas no Brasil?

Acho ótimo que as mulheres pensem em se cuidar e optem pela plástica quando necessário. É importante apenas escolher um médico responsável e de confiança. Acho que a mulher não deve viver com alguma coisa que a incomoda. No futuro, quando for necessário, penso em fazer um lifting. Não tenho nada contra a cirurgia plástica, nem contra contar que fez. Não tem nada demais. Pelo contrário, é uma opção que a mulher tem e deve usar.