Em busca de um aumento de renda, de estabilidade financeira ou por prazer, cada vez mais mulheres ocupam cargos no mercado de trabalho

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres estão mais presentes nas vagas de emprego. O número é animador, mais ainda assim, estão abaixo dos homens.

O dado mais atual é do Ministério do Trabalho no Brasil, que comprova esse crescimento feminino: de 40,8% que era em 2007 para 44% no ano de 2016.

O fato é que elas ainda tem muito o que percorrer. Elas são a maioria da população, e ainda assim, a minoria nos postos de trabalho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos cerca de 51,03% de mulheres em todo o país, mais da metade da população.

Nem sempre foi assim

Dados do IBGE mostram que em 1950, apenas 13,6% das mulheres eram economicamente ativas. No mesmo período, o índice dos homens chegava a mais de 80%.

60 anos depois, em 2010, a participação feminina mais que triplicou, passando para 49,9%.  Isso mostra que ao longo das últimas décadas, foi possível perceber sinais de progresso no mercado de trabalho. Mas ainda assim, permanece uma grande diferença entre homens e mulheres em termos de oportunidade e qualidade de emprego.

A importância das mulheres no mercado de trabalho

Apesar do cenário ainda desigual, as mulheres têm lutado cada dia mais para conseguir seu espaço. O que nem todos sabem é o potencial que elas possuem para que o mercado de trabalho cresça!

Segundo o estudo “Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo – Tendências para Mulheres 2017”, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), afirma que o aumento da presença feminina no mercado de trabalho poderia injetar R$ 382 bilhões na economia brasileira.

Mas, para chegar a esses números, o Brasil tem pela frente um desafio: a necessidade de reduzir, até 2025, em pelo menos 25% a desigualdade na taxa de presença das mulheres no mundo do trabalho.

E aí, que tal ajudar esses números serem concretizados? Para isso, basta empoderar mais mulheres!

Assim elas podem acreditar na força que possuem e se especializar cada vez mais, para ocupar cargos mais altos e melhores no dia de amanhã!