Sobre uma das melhores formas de “secar” todas aquelas gordurinhas indesejáveis que teimam em aparecer quando entramos no biquíni

Correr é melhor do que andar?

Depende do seu condicionamento físico. Se você está começando a encaixar a atividade física na sua rotina, opte pela caminhada e vá aumentando a intensidade e a duração aos poucos. Quem está acostumada a andar já num passo acelerado, pode tentar a corrida.

O importante é perceber quando já está apta a encarar novos desafios e não ficar estagnada em um mesmo ritmo.

Por que dá vontade de desistir da corrida nos primeiros 10 minutos?

No começo da atividade, o organismo ainda não está adaptado ao esforço exigido. O coração começa a bater mais forte e as células necessitam de mais oxigênio e nutrientes para funcionar a pleno vapor.

Na tentativa de sair desse estado de stress, o corpo manda uma mensagem que leva a pessoa a desistir. Quem consegue vencer essa sensação é recompensado: depois de alguns minutos (de 5 a 12, dependendo da intensidade que você corre), o equilíbrio entre a absorção e a utilização de oxigênio é restabelecido, gerando conforto.

Como deve ser a respiração durante a corrida?

O ideal é respirar lenta e profundamente, o que permite uma melhor captação e absorção do oxigênio e evita um estado ofegante. Inspire em dois tempos pelo nariz e solte o ar no mesmo ritmo pela boca.

Devo beber água durante o treino?

Sim. Correr consome água, energia e sais minerais. O organismo gasta cerca de 200 a 300 mililitros de água a cada 20 minutos de corrida contínua. Portanto, beba água antes, durante (em pequenos goles) e após a atividade, em especial nos dias quentes.

Faço musculação antes ou depois da corrida?

Como a corrida é bastante extenuante para o organismo, os exercícios localizados ou nas máquinas geralmente têm respostas melhores quando realizados antes do treino aeróbico. A idéia é começar com a musculação, já que a modalidade exige mais da sua musculatura. Caso comece o treino na esteira, por exemplo, o rendimento na hora de levantar peso será menor. Isso não se aplica aos 10 minutos iniciais de aquecimento em um equipamento cardiovascular.

De quanto em quanto tempo preciso trocar o tênis?

O sistema de amortecimento do calçado fica comprometido depois de seis meses ou aproximadamente 500 ou 600 quilômetros de corrida.

Quantas calorias queimo em 1 hora de corrida?

Cerca de 600 a 800 calorias, dependendo da intensidade e do condicionamento de cada pessoa.