Já não existe mais espaço para tabu: a cirurgia íntima é cada vez mais procurada nos consultórios de cirurgia plástica

Seja por sofrer com dores ou pelo desconforto e constrangimento com a aparência da região, é cada vez maior o número de mulheres que procuram as técnicas de cirurgia plástica íntima para corrigir as imperfeições da área. Atualmente a cirurgia plástica já conta com técnicas avançadas para tratar os mais diversos incômodos. Nesta matéria trazemos informações sobre as principais.

Perineoplastia

É a plástica que corrige a área externa da vagina. Depois de partos consecutivos e por conta da ação do próprio envelhecimento, pode haver um relaxamento e alargamento do órgão genital. Além disso, pode acontecer a rasgadura do períneo, área entre a vagina e o ânus, provocando flacidez muscular. Com a perineoplastia, os músculos pélvicos são remodelados, ajudando a manter a contração da vagina durante o ato sexual e também auxiliando no tratamento de incontinência urinária.

Labioplastia ou redução dos grandes lábios

Essa cirurgia plástica corrige o aumento excessivo da pele e a flacidez na região. A pele é removida em um procedimento considerado simples, com anestesia local com sedação e duração média de 30 minutos. São usados pontos absorvíveis, e durante o pós-operatório deve-se evitar as relações sexuais durante cerca de 30 dias.

Ninfoplastia

É recomendada nos casos em que ocorre a hipertrofia dos pequenos lábios, responsáveis pela proteção da entrada vaginal. Além de uma plástica estética, ela pode também auxiliar na prevenção de infecções, pois os pequenos lábios são os responsáveis por proteger a vagina contra infecções por bactérias.

Lipoaspiração do monte de vênus

É aquela parte da genitália coberta por pelos, acima da vulva. Quando há excesso de gordura nessa região, pode haver um desconforto, inclusive, psicológico, fazendo com que a mulher pare de usar roupas mais justas, por exemplo. Com o procedimento, a gordura será removida da região utilizando uma cânula de pequeno calibre e anestesia local.