O vasto universo da cirurgia plástica traz uma grande gama de tratamentos e correções. Entre os procedimentos mais procurados nos consultórios de cirurgia plástica, a abdominoplastia tem ganhado destaque nos últimos anos. A plástica de abdômen é uma boa opção para pessoas que desejam melhorar os contornos da barriga, eliminando a pele em excesso, as estrias e a flacidez. É uma plástica mais comum entre pessoas que passaram por grandes emagrecimentos e por mulheres que desejam retomar a boa forma depois da gestação.

Se você está descontente com a aparência da barriga e se enquadra no perfil citado anteriormente, continue lendo esta matéria. Conversamos com os médicos da clínica Master Health, que listaram os principais mitos quando se pensa em abdominoplastia. Confira quais são eles:

Qualquer pessoa acima do peso pode fazer uma abdominoplastia

Não. Se uma pessoa está muito acima do peso, é possível que o médico não permita a realização da cirurgia, pois esse fator e as condições gerais de saúde do paciente são levadas em conta para determinar se uma pessoa pode ou não fazer uma plástica. O ideal é que a pessoa esteja dentro do seu peso normal, ou o mais próximo dele. Pois dessa forma a recuperação e o resultado serão muito melhores.

É possível fazer a plástica logo depois de dar à luz

Outro mito.  O indicado pelos médicos é aguardar até seis meses após o fim da amamentação antes de fazer uma cirurgia plástica. No período de amamentação, a mulher passa por grandes processos de alterações hormonais, e isso tudo pode influenciar no processo de cicatrização, por exemplo, e por isso é recomendado aguardar.

O resultado é definitivo

Outra crença sem fundamento. Para manter os resultados conquistados com a plástica, é preciso evitar o ganho exagerado de peso, cuidar da alimentação e da rotina de cuidados com o corpo.

Vou conseguir ter uma barriga tanquinho com a abdominoplastia

É um mito. O resultado sempre vai depender do biótipo da pessoa e também de sua condição antes da abdominoplastia. Pessoas que têm uma pequena quantidade de gordura localizada normalmente apresentam um melhor resultado do que aquelas que têm muita flacidez e os chamados “pneuzinhos”.