A técnica de umectação cabe no seu bolso e vai solucionar os problemas de frizz, pontas ressecadas e quebradiças do seu cabelo

Cabelo com frizz, pontas ressecadas e quebradiças é o que a mulher menos deseja. Mas o que ela não sabe é que os óleos vegetais podem ser a solução pra todos esses problemas. Oi? Isso mesmo. O processo se chama umectação e consiste em nutrir os fios com ingredientes como côco, abacate, amêndoas e azeite de oliva. Ou seja, é o velho e batido “banho de óleo” que gerações passadas da sua família com certeza faziam antes da indústria de beleza produzir os cremes de nutrição usados hoje em dia.

Para que serve a umectação?

Para nutrir os cabelos, repondo nutrientes necessários para sua saúde, ajudando a diminuir o frizz e o ressecamento, deixando-o mais macio e brilhoso. Ela faz uma reposição lipídica e a melhor parte é que serve para todos os tipos de cabelos. Dos crespos aos lisos, a única coisa que vai mudar entre um ou outro é que se sua raiz for muito oleosa, o indicado é passar a misturinha somente no comprimento.

Como fazer?

Escolha um óleo vegetal de sua preferência (o óleo de côco e o de abacate são ótimas escolhas!) e passe nos fios secos, sem exagerar para não pesar. Depois disso, amarre as mechas em um coque ou trança e deixe agir por um tempo. Massageie com os dedos para melhor penetração do óleo, e enxaguar, lavando em seguida como de costume ou optando por um shampoo de limpeza profunda.

Dica: Potencialize o efeito dormindo com eles e lavando no dia seguinte.