Falar de maquiagem é um dos assuntos preferidos das mulheres, mas como saber o tipo de base certa para cada pele?

A base é o principal item para deixar a pele homogênea e esconder as imperfeições. Hoje em dia o mercado oferece uma enorme variedade de tipos e cores de base, então como saber qual a certa para sua pele?

Existem bases líquidas, em bastão, cremosas, em spray, mousse e até mesmo outros produtos como protetores solares e hidratantes que funcionam como base. As cores variam desde simples nomenclaturas como claro, médio e escuro, até siglas envolvendo letras e números.

Como escolher a cor certa

O tipo de base certa tem que estar de acordo com a cor do rosto, que é sempre mais clara que o restante do corpo. Então nossa dica para não errar na hora de escolher é sempre testar no rosto, nas regiões bochecha, queixo ou no maxilar.

Os tipos de base e como aplica-las

Base líquida

É mais fácil de aplicar e tem maior cobertura. Ela é ideal para peles secas e com rugas, pois não acumula. Pincel com cerdas sintéticas e os próprios dedos são ótimos instrumentos para aplicá-la.

Base em mousse

Não tem uma cobertura tão boa quanto a líquida, mas deixa um acabamento natural. Pode ser usada tanto para peles secas quanto para as oleosas, pois a maioria é oil free. Usar o pincel é a melhor maneira de aplicá-la e, de preferência, os que tenham cerdas sintéticas.

Base em pó

Para quem tem pele oleosa, a melhor base é a em pó, já que sua textura ajuda na absorção da oleosidade. Para quem gosta de pele sem brilho, essa também é uma boa opção. Pincéis bem macios de cerdas naturais e esponjinhas ajudam a aplicar a base em pó e deixá-la com um aspecto mais natural.

Base cremosa

Sua principal vantagem é que possui uma alta cobertura. Ela não é indicada para quem tem pele oleosa e também se deve evitar usá-la de dia. Pincéis com cerdas sintéticas são boas opções para aplicá-la.