Depois que as estrias aparecem, só o dermatologista pode ajudá-la a se ver livre delas. Leia a matéria

A causa do aparecimento de estrias no corpo é o rompimento de fibras elásticas e de colágeno na derme (segunda camada mais interna da pele). Essa ruptura acontece quando há elasticidade exagerada na pele. Várias são as razões que levam a pele, o maior órgão do corpo humano, a se romper. A mais popular entre as mulheres é a gravidez – quase todas as grávidas tomam cuidados com a barriga durante a gestação para evitar o aparecimento das indesejáveis estrias. “Outras são o grande aumento de peso, a sobrecarga na musculação e o uso de medicamentos como o corticóide”, diz o Dr. Ricardo Dargham, dermatologista da Beauty Care.

As estrias surgem mais comumente nas pessoas jovens, pois é nessa fase que há o crescimento mais rápido. Seus dois tipos (vermelhas – mais recentes, que surgem de repente e que, se não tratadas, viram as brancas – que precisam de tratamento mais intenso) manifestam-se tanto em homens como em mulheres.

Como em quase tudo que diz respeito à pele, há meios de eliminar as estrias. As vermelhas são tratadas com medicações tópicas em casa, para estimular a produção de colágeno. Já as brancas, que têm resposta menor quando o tratamento é feito em casa, são cuidadas no consultório do dermatologista. “Faço peelings com ácido retinóico ou a microdermoabrasão, um lixamento, manual ou automático, nas estrias elevadas, que aparecem em pessoas de mais idade”, esclarece o Dr. Ricardo.

Em relação ao uso de laser a frio, que vem se tornando popular, o Dr. Ricardo adverte: “O tratamento não é muito válido, pois os resultados não são tão bons quanto aqueles obtidos nos tratamentos tradicionais”.

Óleos e cremes são muito bem-vindos e eficazes na prevenção às estrias. Eles aumentam a elasticidade da pele e evitam o rompimento das fibras elásticas e de colágeno que citamos no começo da matéria. Mas não resolvem nada depois que elas já apareceram. Quando isso acontece, é só no consultório do dermatologista que você consegue resolver seu problema.