Causada pela falta de exercício, grande perda de peso ou efeito sanfona, má alimentação, ganho de peso repentino e mudanças hormonais, a flacidez assusta qualquer pessoa, que pode chegar até a associação à velhice.

A perda da firmeza da pele devido ao desgaste das fibras e do colágeno e elastina, a flacidez, atinge com maior potência o braço, diretamente no “músculo do tchau”, que resulta em pele e músculo frouxos. Além do braço, o abdômen, glúteos e coxas podem ser afetados.

Para acabar com a flacidez de vários locais do corpo é recomendado investir em alimentos ricos em proteínas e colágeno, além de praticar atividades físicas, não fumar e manter o peso estável, porque estes hábitos ajudam na formação do músculo e evita a elasticidade da pele.

Também existem diversos tratamentos estéticos, com uso de cremes e fisioterapia que incentive a camada mais profunda da pele e que ajudam neste processo, e ajuda a manter os resultados.

Conheça algumas dicas importantes para evitar a flacidez e auxilia no tratamento:

Alternativas naturais

Existem algumas medidas naturais que você pode usar no combate a flacidez nos braços ou ao menos auxiliar em uma melhor aparência dessa área.

Maçã: com a mistura de meio copo de suco de maçã com meio copo de suco de melão, massageie as partes flácidas. Repita o procedimento 2 vezes por semana.

Melão: escolha um melão pequeno, lave-o e corte-o em vários pedaços. Após isso mistura a polpa com água em um liquidificador com suco de limão. Bata bem, molhe uma gaze com a mistura e coloque na zona afetada.

Máscara: separe uma colher de mel, uma colherada de azeite de oliva e uma gema de ovo. Misture tudo e aplique a pasta resultante nessa mistura sobre a zona afetada pela flacidez durante 25 minutos. Após isso, use água fria para retirar a pasta.

Exercícios físicos: você pode começar com o alongamento e aquecimento e partir para flexão com os joelhos no chão. Feito isso, o próximo exercício consiste em estar de pé, ficar com o pé esquerdo na frente do direito, você flexiona levemente o tronco pra frente e use um banco pra apoiar a mão esquerda. O braço esquerdo deve estar apontando para o chão e segurando um peso.

Alimentação diária: frutas vermelhas e cítricas como o limão, morango e amoras são benéficas para a produção de colágeno no corpo, uma vez que elas são ricas em vitamina C. Castanhas, amêndoa, avelã, lentilhas, grão de bico também favorecem na luta contra a flacidez.

Atenção aos radicais livres!

Pode parecer loucura, mas se atentar as moléculas do nosso corpo é muito importante na busca da “cura” contra a flacidez. Os radicais livres são substâncias nocivas capazes de danificar a nossa pele e suas estruturas, acelerando o envelhecimento.

Para não encontrar esses radicais, é necessário um boa alimentação, consumo adequado de água diariamente, a aplicação do filtro solar e, principalmente, dos antioxidantes são hábitos importantes na hora de evitar e eliminá-los.

Conheça alguma vitaminas que devem estar presente na sua alimentação:

  • Vitamina A: obtêm-se principalmente em alimentos como a cenoura e abóbora;
  • Vitamina C: encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verde escuros;
  • Vitamina E: presente em grãos como arroz, milho, amêndoas, nozes, castanha e alguns vegetais;
  • Catequina: pode ser ingerida através do morango, uva e chá verde;
  • Flavonóide: encontrada especialmente nas uvas;
  • Isoflavona: existente principalmente na soja;
  • Licopeno: obtida através do tomate;
  • Selênio: encontrado na castanha do pará, carnes vermelhas e brancas;
  • Zinco: presente principalmente nas carnes vermelhas e brancas, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Cremes

Além disso, os cremes  à base de silício ou colágeno, se aplicados diariamente, nos locais com maior flacidez podem trazer bons resultados. Também existem cremes naturais contra a flacidez, que podem ser feitos em casa, que sejam a base de ovos, mel, frutas e farinha de trigo, podendo tonificar a pele.

Água, consuma muita água!

A flacidez é também uma desidratação da pele, por isso, hidratar a pele, ajuda a manter a sua elasticidade, renovando as fibras de colágeno, importante para manter firme e tonificada. Além disso, a água faz com exista mais circulação e impede com que exista inchaço causada pela retenção de líquidos.

Exercite-se

A prática de atividades físicas, especialmente a musculação, tira a flacidez pois fortalece e aumenta as fibras musculares e tonifica a pele. Além disso, os músculos que ganham no exercício substitui a gordura, o que é importante, afinal realiza a troca do que é mole por músculos duros e bem definidos.

Para de fumar

O cigarro causa flacidez, sim! Prejudicando a circulação de sangue pelo corpo, traz substâncias que aceleram o envelhecimento dos tecidos, por este motivo, deve-se evitar o hábito de fumar ou viver em ambientes com a fumaça de cigarro, para conseguir resolver a flacidez.

Braquioplastia

Indicado para que deseja encontrar uma solução rápida, o procedimento de branquioplastia, de acordo com a Clínica Master Health, o processo consiste em retirar o acúmulo de gordura localizada e excesso de pele do tríceps. É feita a partir da parte interna do braço, retirando o excesso de pele. O resultado são braços mais finos e bem torneados.