A menopausa nada mais é que a interrupção fisiológica dos ciclos menstruais; saiba o que acontece quando esse período começa

Para muitas mulheres o ciclo menstrual é um incômodo do qual desejam se livrar. Mas muitas não sabem o que acontece no período da menopausa, porém os sintomas podem variar de mulher para mulher.

Esses sintomas são físicos e emocionais, pois é o encerramento do ciclo fértil da mulher. Há uma diminuição dos níveis de estrogênio do organismo por conta da falência dos ovários. Ela acontece, geralmente, entre os 45 e 55 anos, se acontecer antes é um caso de menopausa precoce.

Um dos sintomas mais conhecidos é o fogacho, que são aquelas sensações de calor no rosto e pescoço. Com ele podem aparecer suor, vertigens, palpitações e cansaço. Em alguns casos, esses sintomas podem atrapalhar a rotina da mulher.

Mudanças causadas pela menopausa

O humor passa por constantes alterações, podendo sofrer com um aumento de irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia e até mesmo perda de memória, tudo isso devido à redução de estrógeno e progesterona.

Há uma queda significativa na produção de colágeno, o que acaba deixando a pele mais seca e fina, deixando a aparência mais velha. O mesmo acontece com os cabelos, ficando mais secos e quebradiços.

Mas não precisa chorar ou se desesperar. A menopausa não é o fim do mundo, hoje em dia já existem alguns tratamentos que auxiliam na reposição de hormônios, fazendo esses sintomas diminuírem.