Descubra o que é cirurgia plástica associada e quando ela é recomendada.

A cirurgia plástica associada nada mais é que a combinação de dois procedimentos cirúrgicos realizados no mesmo dia, ou seja, se você deseja aumentar os seios e corrigir o nariz, por exemplo, é possível que você não precise passar por 2 pré e pós-operatórios.

Mas será que isso é uma boa ideia?

Vantagens

Em algumas situações, as cirurgias plásticas associadas se complementam, como é no caso da abdominoplastia e a lipoaspiração. Pacientes que desejam ficar com a barriga lisinha acham que somente a lipo irá resolver os seus “problemas”, porém, na maioria das vezes a flacidez presente na região poderá comprometer o resultado desejado, e é por isso que alguns cirurgiões recomendam associar essa cirurgia com a abdominoplastia.

Além disso, a pessoa que optar pela associação de cirurgias plásticas terá apenas um pós-operatório, sem precisar ficar muito tempo afastada de suas atividades normais. A anestesia também será uma só.

Outro ponto vantajoso é relacionado ao lado financeiro: as clínicas de cirurgia plástica costumam oferecer preços melhores para cirurgias combinadas.

Desvantagens

A única desvantagem afirmada pelos profissionais da área está relacionada à duração da anestesia: se ela se extender por mais de 6 horas poderá causar riscos à saúde da paciente, como trombose venosa e problemas respiratórios. Esse ponto depende muito da clínica de cirurgia plástica, afinal, se você estiver em um ambiente com médicos capacitados, eles jamais deixarão um erro como esse acontecer.

Fazer ou não fazer?

A melhor resposta para essa pergunta está no consultório de um cirurgião plástico durante a avaliação. Profissionais da Clínica Master Health nos contam que é preciso encontrar a melhor opção para a paciente dentro dos limites cirúrgicos, dessa forma o resultado será o melhor possível.