Os animais também precisam fazer exames anuais, assim como nós, para colocar a saúde em dia

Assim como nós, nossos bichinhos devem fazer uma revisão anual de sua saúde para serem examinados e realizarem exames laboratoriais de rotina, doenças ou anormalidades que possam existir.  O check-up é uma maneira de garantir a saúde animal e evitar que seu pet tenha doenças mais graves. Afinal, um diagnóstico precoce faz toda a diferença.

Quando fazer?

Quando nosso amigo ainda é filhote, as visitas ao veterinário são mais frequentes, devido às vacinas, que precisam ser dadas em dia. Após isso, é indicado pelo menos um check-up por ano. A partir dos 7 anos de idade, a consulta deve ser feita de 6 em 6 meses.

Como é feito?

O pet será completamente examinado. Os casos mais comuns são de pulga e otite, por isso a análise da pele é de extrema importância. Um hemograma e eletrocardiograma são alguns tipos de exames que podem ser solicitados e realizados, principalmente nos animais mais jovens. O peso e o crescimento são acompanhados em exames periódicos, para quando, por exemplo, o animal tiver com sobrepeso, uma ração mais adequada e uma nova dieta ser prescrita. Além disso, a vacinação também é colocada em dia e o dono do pet será orientado sobre a vermifugação do cão ou gato.