Carnaval é sinônimo de folia e agitação, não é mesmo? Nem sempre. Às vezes, algumas pessoas preferem aproveitar o feriadão descansando em um lugar tranquilo, enquanto outras pessoas, buscam o lugar mais badalado para aproveitar os dias de folia. Pensando nisso, separamos dicas de lugares para os dois tipos de público: os foliões e os que preferem tranquilidade. Vem conferir com a gente!

Vamos começar com quem gosta da folia!

1 – Salvador – Bahia

A capital baiana tem o melhor carnaval do país para quem gosta de Axé. Esse estilo musical contagiante é representado por Timbalada, Daniela Mercury, Ivete, Olodum e tantos outros artistas. Além disso, pelas ruas de Salvador dá para curtir outros tipos de música e pular atrás dos trios elétricos durante todos os dias da folia.

2 – Recife – PE

O carnaval de Recife é um verdadeiro mosaico de sonoridades e cores e, claro, é muito divertido. Pelas ruas da capital de Pernambuco, há desfiles de blocos tradicionais de frevo, caboclinho e maracatu e apresentações musicais de artistas locais e de outras cidades brasileiras em palcos fixos.

3 – Rio de Janeiro – RJ

O desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro está entre os espetáculos mais grandiosos do Brasil. Ter oportunidade de assistir à Mangueira, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Portela e todas as outras na arquibancada ou no camarote é uma experiência ímpar, afinal os carros alegóricos ornamentados, alas fantasiadas, as coreografias da comissão de frente e o embalo rítmico do samba empolgam e arrepiam quando passam pela Marquês de Sapucaí.

E agora, para quem quer aproveitar o feriado para descansar, lá vai:

1 – Domingos Martins – Espírito Santo

A pouco mais de 40 km da capital Vitória, Domingos Martins é destaque entre as cidades da serra capixaba. A paisagem natural misturada com um clima que lembra a Europa, é um convite para dias tranquilos e agradáveis. Dá para relaxar em uma das lindas piscinas naturais da Cascata do Galo; ativar a adrenalina com rapel, rafting ou bóia-cross no Parque Estadual da Pedra Azul, o principal cartão-postal da cidade; ou até passear de trem até as cidades vizinhas Viana, Marechal Floriano e Araguaia, em meio a Serra do Mar. E não deixe de provar o biscoitinho crispim ou tomar um licor de jenipapo em um dos bares/restaurantes com forte influência dos imigrantes italianos e alemães que passaram pela região.

2 – Ilha do Cardoso – São Paulo

É uma opção de programa com ritmo totalmente oposto ao do Carnaval: uma ilha onde não pega celular, não há energia elétrica (apenas geradores) e com acesso razoavelmente difícil. Parece muito esforço? A beleza natural da Ilha do Cardoso compensa qualquer dificuldade. A 260km de São Paulo, a ilha é localizada em Cananéia, e quase todo seu território está dentro de um parque estadual protegido. Então dá para imaginar a beleza da paisagem natural: praias, cachoeiras e trilhas com um clima quase zen. Basta escolher uma das piscinas naturais (Laje, Ipanema, Fale Pequeno, Fale Grande) para passar dias preguiçosos em meio à fauna e flora de uma das mais belas ilhas do Brasil.

3 – Bonito – Mato Grosso do Sul

Que tal escolher a capital brasileira do ecoturismo para fugir do Carnaval? Bonito, no Mato Grosso do Sul, não poderia fazer mais jus ao seu nome. Trata-se da cidade mais famosa do Parque Nacional da Serra da Boquena, que também inclui Jardim, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna. Aproveitar as paisagens naturais de Bonito será o antídoto perfeito para folia. Mas não que precise ficar parado por lá. Ao contrário, há muitas opções de adrenalina e aventura, como praticar snorkel e “flutuação” no Rio de Prata, com suas águas absurdamente cristalinas; ou simplesmente se encantar com a beleza única da Gruta do Lago Azul.