Os procedimentos estéticos menos invasivos como o Botox® e o preenchimento facial estão ficando cada vez mais comum nos consultórios dermatológicos, nas redes sociais, por exemplo não se fala em outra coisa. Mas você sabe a diferença entre o botox e preenchimento facial?

Muita gente confunde ambos, mas há muitas diferenças entre eles e nesse post nós vamos falar sobre a diferença entre esses procedimentos e quando é indicado o uso de cada um.

Por que usar esses tratamentos na pele rejuvenesce?

Antes de falar sobre o botox e o preenchimento facial vamos falar sobre a pele que é o órgão que mais sofre com a ação do tempo e onde, normalmente, os tratamentos são aplicados.

Com o avanço da idade

Com o tempo, a pele vai perdendo a elasticidade e diminuindo também a produção de fibras essenciais, como o colágeno e a elastina. Outros efeitos como a diminuição na retenção de água e a dificuldade dos vasos sanguíneos em eliminar as toxinas, podem nos aproximar ainda mais do surgimento de rugas e das marcas de expressão.

Eventos externos

Certos agentes externos colaboram, e muito, para o envelhecimento precoce como exposição solar em excesso, fumo, consumo exagerado de álcool, estresse e dietas pobre em vitaminas e proteínas. Em suma, é necessário usar artifícios de consultório dermatológico para rejuvenescer.

Quais as diferenças entre Botox® e preenchimento facial?

Os procedimentos com Botox® e preenchimento facial tem como função o rejuvenescimento, reduzindo as rugas e as marcas de expressão. Mas qual a diferença entre eles? Vamos descobrir a seguir!

Botox

O botox®, principal nome comercial da toxina botulínica, é uma substância sintética que, ao ser injetada, relaxa os músculos da face, dando um aspecto de maior rigidez. O Botox diminui  linhas de expressão, como os “pés de galinha”, além de prevenir que novas linhas de expressão e sulcos surjam.

A toxina botulínica deve ser usada em pequenas quantidades para não causar paralisia muscular temporária.

Preenchimento facial

Já o preenchimento facial, preenche as rugas, corrige os sulcos e aumenta partes do rosto, podendo também ser utilizado para aumentar os lábios e corrigir imperfeições do nariz. Para isso, é utilizado o ácido hialurônico, uma substância naturalmente produzida em nosso corpo. Porém, sua concentração diminui ao longo do anos causando o envelhecimento da pele.

Quando é indicado o uso de botox e do preenchimento facial?

Botox

O botox é indicado para tratar as rugas superficiais, como:

  • pé de galinha,
  • testa franzida,
  • linhas de expressão na testa,
  • arquear as sobrancelhas.

Além disso, o botox também pode ser utilizado no tratamento da enxaqueca, bruxismo e hiperidrose, que é o excesso de suor nas mãos, pés e axilas.

Preenchimento facial

O preenchimento facial é indicado para tratar:

  • rugas mais profundas,
  • amenizar olheiras,
  • rugas perilabiais (código de barras),
  • bochecha murcha,
  • bigode chinês,
  • arquear as sobrancelhas,
  • fazer o atual efeito Top Model, em que o osso que fica acima das bochechas fica ligeiramente saltado e com brilhante.

Qual o tempo de duração dos tratamentos?

Com aplicação rápida e uso de anestesia local, ambos os procedimentos são realizados no consultório médico e duram em torno de 15 minutos. Além disso, não é necessário suspender as atividades do dia a dia. É indicado que o paciente não realize exercícios físicos muito intensos no dia da aplicação.

Qual o tempo de duração dos efeitos?

Preenchimento facial

No preenchimento facial, o resultado é visível após a aplicação, mas o inchaço faz ele ser percebido após uma semana. O efeito do preenchimento facial pode durar de 12 à 20 meses.

Botox

Já no procedimento com Botox, os efeitos aparecem 48h após a aplicação, com efeito final após 15 dias. É indicado que o paciente realize massagem nas áreas de aplicação durante as 4h seguintes. O efeitos da toxina botulínica duram entre 4 a 6 meses.

Os procedimentos com botox e preenchimento facial trazem excelentes resultados. No entanto, vale lembrar que em nosso rosto existem diversos músculos, nervos e outras estruturas delicadas. Então, procure sempre por um especialista. A má aplicação pode trazer efeitos desastrosos.

Agora que você já conhece a diferença entre botox e preenchimento facial continue aprendendo sobre botox lendo: Além das rugas: os diversos usos do Botox.