O alongamento traz benefícios não só para quem realiza exercícios, mas para quem deseja ter um dia livre das dores

Alongar é algo que todo mundo sabe que deve se fazer, mas poucos seguem a risca. Isso ocorre porque uma grande parcela das pessoas não sabe os principais motivos do alongamento ser tão importante.  Saiba quais são eles:

Alongando antes do exercício físico

Ao se alongar, você reduz as tensões musculares, melhora a coordenação, aumenta o arco de maleabilidade, previne lesões, facilita atividades de desgaste (como a corrida, o tênis, o ciclismo…), desenvolve consciência corporal, ativa a circulação, ajuda no aquecimento (a medida que eleva a temperatura do corpo) e ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais. Tá bom ou quer mais? Basicamente você prepara o seu corpo para o que está por vir.

Alongando depois do exercício físico

Além de todos os benefícios citados acima, o alongamento traz relaxamento para o seu corpo. Ou seja, após toda a prática da atividade, você poderá descansar melhor, e o melhor: sem nenhuma dor muscular. Vale lembrar que ele deve ser leve, de menor amplitude articular e de curta duração para realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular.

Se alongar diariamente

Mesmo que você não seja adepta a nenhuma atividade física, procure se alongar todos os dias antes de acordar, assim acordará mais disposta e as famosas dores como o torcicolo e na coluna poderão ser evitadas.