Que tal aproveitar as férias para praticar atividades físicas? Esse é o momento ideal para relaxar, descansar e ainda assim, colocar o corpo para trabalhar, de forma mais leve e descontraída.

A maioria das pessoas aproveita as férias para ir à praia, por isso separamos exercícios que você também pode fazer enquanto contempla o mar. Sem desculpas, vamos todos praticar atividades físicas! Confira:

Caiaque

Em muitas praias há pessoas alugando caiaques, então aproveite! Além de ser muito prazerosa, essa atividade traz grandes benefícios, como a melhora da flexibilidade e da coordenação motora, o fortalecimento dos braços, ombros, costas, peito, abdômen, coração e pulmões, porque afinal, você trabalha quase o seu corpo todo durante à prática desse esporte.

Gasto calórico: em média 400 Kcal em 1 hora de atividade.

Dicas:
– É essencial saber nadar.
– Use colete salva vidas.
– Evite correnteza forte e áreas próximas a pedras.
– Use protetor solar.

Frescobol

Basta ter duas raquetes e bolinhas para jogar frescobol. Quer mais facilidade que isso? A atividade é fácil de ser realizada, pois não exige que você tenha um nível de condicionamento bem desenvolvido.

Além disso, jogando frescobol, você melhora o sistema cárdio respiratório, o ritmo, o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade e fortalece os braços, ombros, costas, peito, pernas e abdômen.

Gasto calórico: em média 300 Kcal em 1 hora de atividade.

Dicas:
– Prefira a areia dura, para evitar entorses.
– Proteja o seu corpo e visão com bloqueador solar e óculos escuros.
– Jogue num espaço, onde não há muita gente para não incomodar as pessoas, porque a bolinha pode acabar caindo longe.

Voleibol

O voleibol na areia sempre teve adeptos, mas vem crescendo consideravelmente. Além de prazeroso, faz muito bem para a saúde. Além disso, entre os benefícios que este esporte traz estão a melhora no condicionamento físico e no sistema cárdio respiratório, aumento da flexibilidade e da massa muscular.

Gasto calórico: em média 600 Kcal em 1 hora de atividade.

Dicas:
– Use roupas confortáveis, óculos, boné e protetor solar, porque afinal, você está na praia.
– Cuidado com os saltos. Firme bem os pés na queda, flexionando os joelhos a seguir.
– Faça aquecimento articular antes e alongamentos antes e depois da partida.

Futebol

O futebol é o esporte mais popular em nosso país, adquirindo inclusive praticantes do sexo feminino. Além disso, é possível praticar na grama, no cimento ou na areia, sempre dá para “bater uma bolinha”, garantindo a diversão e queimando muitas calorias.

Gasto calórico: em média 700 Kcal em 1 hora de atividade.

Dicas:
– Use óculos e protetor solar.
– Hidrate o corpo, tomando água antes, durante e depois da partida.
– Se você jogar descalço, cuidado onde pisa, verificando a areia antes.
– Faça alongamentos antes e depois da partida.