Em alguns casos específicos a associação das duas cirurgias pode ser indicada para corrigir o desvio de septo

O nariz tem, claramente, sua importância para a nossa correta respiração. Ele é também o elemento central do nosso rosto, colaborando para toda a harmonia da face. Quando se tem algum problema respiratório por conta do desvio do septo nasal, o otorrinolaringologista pode indicar uma cirurgia para fazer a correção. E  nesses momentos  muitas pessoas pensam em usar a situação para associar uma cirurgia plástica para corrigir imperfeições estéticas.

Associando as cirurgias

De acordo com os cirurgiões plásticos da clínica Master Health, quando há um correto acompanhamento e são bem indicadas, as duas cirurgias, tanto a de correção do desvio do septo quanto a cirurgia plástica, podem, sim, ser feitas juntas. O que não se pode é confundir as especialidades. Até existem cirurgiões plásticos que têm a capacitação para corrigir tanto a parte estética quanto a funcional, porém isso não é uma regra. Em geral, os cirurgiões plásticos corrigem apenas a parte estética do nariz, e entra em cena o otorrinolaringologista para fazer a correção do desvio de septo. Ou seja, haverá um trabalho em conjunto durante o procedimento.

Portanto, não há ‘mágica’: se algo te incomoda, é preciso procurar bons médicos, seguir todas as orientações e avaliar, em conjunto, o preparo físico e psicológico para passar por uma cirurgia.

Saiba mais: É possível associar uma rinoplastia à correção do desvio de septo?