O ascendente nada mais é do que o signo que estava surgindo no horizonte leste no momento do seu nascimento. Ao ser interpretado junto ao signo do Sol e da Lua, ele representa uma das características mais importantes em um Mapa Astral, já que mostrará os seus aspectos, assim que você nasce.

As qualidades ascendentes são percebidas na sua personalidade, na maneira como você é vista pelos outros e em como deseja ser notada.

Para um estudo mais completo do ascendente, deve ser levado em consideração não apenas o signo, mas eventuais planetas colocados no setor astrológico do ascendente (a chamada casa I). A localização do planeta que rege o signo ascendente também é importante. Segundo um conceito astrológico tradicional, este planeta é o chamado “senhor” do Mapa Astral, que evidencia toda a identidade de uma pessoa.

Por meio do cálculo do ascendente, podem ser evidenciados os dons naturais, a individualidade e, principalmente, a maneira como cada um se expressa. Além disso, o ascendente define a parte externa do ser, como aparência e corpo físico. Também é pelo posicionamento do ascendente nos signos que é possível observar o jeito de ser da pessoa.

Quais são os pontos de vista dela? De que maneira ela enfrenta as situações? Usa algum tipo de “escudo protetor” no convívio com as pessoas? Como vende a própria imagem?