Ouvimos os cirurgiões plásticos da clínica Master Health, que esclareceram várias questões sobre o procedimento que melhora os contornos do abdômen

Além da lipoaspiração, a abdominoplastia tem sido um dos mais procurados procedimentos pelas pessoas que querem modelar os contornos do corpo e voltar à boa forma. A principal diferença entre os dois procedimentos é que a abdominoplastia é indicada para quem precisa retirar excessos de pele na região do abdômen, que podem se formar depois de uma gestação ou de grandes emagrecimentos, por exemplo.

Mas as pessoas ainda chegam aos consultórios com muitas dúvidas sobre abdominoplastia. Para ajudar a esclarecer algumas, ouvimos os médicos da Clínica Master Health:

Há contraindicações para a abdominoplastia?

Em geral, os cirurgiões plásticos não recomendam que seja feita em menores de 18 anos ou em mulheres que ainda não têm filhos e que desejam engravidar no futuro. Isso porque na gravidez os músculos costumam se afastar, comprometendo todo o resultado da plástica.

Qual vai ser o tamanho da cicatriz?

Isso depende da quantidade de pele que será retirada na cirurgia.  Quanto menor a quantidade, menor será a cicatriz. Lembrando que a qualidade da cicatriz também vai depender dos cuidados que o paciente tiver, do seu quadro de saúde geral e também de fatores genéticos, pois algumas pessoas têm maior dificuldade na cicatrização.

A abdominoplastia pode ser feita logo depois do parto?

Não. Logo depois do parto, a mulher passa por um período chamado de puerpério, quando há muitas alterações hormonais que interferem na coagulação do sangue e na retenção de líquidos. Os cirurgiões plásticos indicam que se espere ao menos seis meses para avaliar a necessidade de fazer uma abdominoplastia.

Essa plástica elimina as estrias?

Uma das principais dúvidas sobre abdominoplastia. Mas apenas em alguns casos as estrias somem. Se houver estrias nos lugares em que serão removidos os excessos de pele, aí sim as estrias são eliminadas.

Como manter o resultado depois da cirurgia?

O segredo é manter o peso ou emagrecer. Se a pessoa ganhar peso, todo o resultado pode ser comprometido. Outra dica dos cirurgiões plásticos é investir em exercícios localizados, para tonificar a região.