Certamente você já ouviu sobre as linguagens do amor, não é mesmo? Mas você percebe como elas se fazem presente em sua vida? Você já reparou como o modo que você ama sua profissão é diferente de como ama seus familiares, companheiro e até os filhos? Tudo isso está relacionado com esse tema.

O best-seller “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito por Gary Chapman fala justamente sobre isso. Com mais de 10 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, o livro possibilita que você compreenda com mais clareza que não existe uma forma única de amar, mas sim vários modos diferentes e complementares de expressar esse sentimento pelo outro e por nós mesmos.

Segundo o autor Gary Chapman, as cinco linguagens do amor são:

Palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e presentes.  

Mesmo que cada um de nós possa ter todos esses elementos em si, existe sempre aquele que se destaca mais. Portanto, a pergunta que fica é: você sabe qual se sobressai em você?

Palavras de afirmação

Nada mais é do que a positividade. O oferecimento de palavras de conforto, apoio, empoderamento, motivação, valorização e reconhecimento à outra pessoa. Além disso, o objetivo dessa ação é que o ouvinte se sinta mais confiante, valorizado, inteligente, importante e amado. Isso é positivo tanto para quem ouve quanto para quem fala. Esse ato é uma forma de demonstrar sentimentos e crenças positivas e verbalizar seu amor pela pessoa.

Atos de Serviço

São aquelas que fazem questão de oferecer seus préstimos ao outro como forma de demonstrar seu amor. Possuem uma verdadeira necessidade de ajudar, de colocar a mão na massa e doar seu trabalho. Os indivíduos com esta característica não medem esforços para ajudar. Gostam de receber bem as pessoas e de oferecer o seu melhor para que tenham a melhor experiência possível ao seu lado, por meio de suas ações e serviços.

Tempo de Qualidade

Compreender e valorizar os momentos ao lado das pessoas que amamos é estar completamente conectados com elas. Este tempo de qualidade vai além da presença física, uma vez que diz respeito a estar de corpo e alma com o outro. No fim das contas, ele pode trazer lembranças lindas que podem trazer conforto nos momentos em que a distância física for um problema. Hoje em dia, com tantas distrações como as redes sociais e internet, ter este tempo de qualidade é um ato de amor por si mesmo e pelo outro, pelo parceiro, parceira, pelos filhos, familiares, amigos e colegas.

Toque Físico

O contato pele com pele são exemplos de como o toque físico também é uma poderosa forma de demonstrar sentimentos positivos e materializar o amor. Quando, por exemplo, abraçamos coração com coração e sentimos o pulsar da vida do outro, quando nos perdemos por horas no colo do pai ou da mãe ou sendo pouso para nossos filhos, compreendemos ainda melhor como o amor se torna algo tocável.

Presentes

Os presentes representam uma forma que a pessoa encontra para materializar seus sentimentos pelo outro e de demonstrar sua afeição e carinho. Além disso, para alguns, não é preciso ter um valor financeiro alto para serem importantes, pois, às vezes, uma flor tirada no jardim da rua pode ser o presente perfeito para expressar um sentimento.