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Alimentos que saciam a fome causada pela ansiedade

Redacao

A ansiedade e o estresse são inimigos mortais de qualquer pessoa que deseja perder alguns quilos.Quando esses sentimentos estão em seu ápice há um descontrole em nossas atitudes e corremos atrás de substitutos para compensar esse vazio a que somos acometidos. A comida é o primeiro item da lista de opções que atacamos para nos aliviar desse mal que atinge inúmeras pessoas no mundo todo. Consumir alimentos sem nenhum critério e além do essencial pode levar ao aumento de peso, retenção de líquido e acúmulo de gordura no abdômen.As conseqüências são o desespero com os resultados desastrosos e a propensão à baixa auto-estima e até à depressão.

Existem, todavia, alimentos e atitudes que devem fazer parte do nosso dia-a-dia para driblar a ansiedade e até favorecer o emagrecimento. Selecionamos algumas dicas. Imprima essa página e cole na sua geladeira. Toda noite antes de dormir leia, atentamente, essas orientações. Durante o sono você absorverá melhor esses conceitos e colocará em prática no dia seguinte, de forma natural.

Dicas de alimentos para driblar a ansiedade:

– Inclua no cardápio diário pequenas porções de castanha-do-pará, nozes, amêndoas ou sementes de girassol. São ricas em selênio, mineral importante para o organismo, e que combate a ansiedade. Consuma-as antes das principais refeições e a sensação de saciedade fará com que você coma menos.

– Tenha à vista na geladeira frutas (maçã, pêra, melão, ameixa) e legumes picados (cenoura, salsão, folhas de alface). Na hora da fome recorra a eles. São muito eficazes para saciar a fome descontrolada.

– Consuma alimentos ricos em fibras. As fibras e vitaminas do complexo B e E são encontradas, principalmente, na aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez têm uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes desempenham um papel vital no organismo. Eles combatem a ansiedade e a depressão.

– A alface é ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em folato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

– Os nutrientes dos ovos, que garantem o bom humor, são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A carência deles pode causar ansiedade, sim!

– Beba dois litros de água por dia, além de chás de camomila e erva cidreira. São calmantes naturais e poderão acalmar a fome provocada pela ansiedade. Quando não souber definir se está com fome ou não, tome água. Muitas vezes a sensação de estômago vazio é sede.

Dicas de atitudes para driblar a ansiedade:

– Evite começar uma dieta na segunda-feira. Quase todo mundo não gosta desse dia da semana por ser o reinício de tudo. Corte aos poucos as calorias para reorganizar sua educação alimentar. Dietas restritivas ao extremo também costumam fracassar. Por fim, pense bem antes de mudar os hábitos para não embarcar numa dieta de forma automática.

– O estresse aumenta ainda mais a ansiedade. Procure o método de relaxamento mais eficaz para você, seja massagem, leitura, passeios ou música. Exercício físico também colabora para reduzir o estresse, pois provoca a liberação de endorfinas, as quais servem de calmante e proporcionam bem-estar. O mesmo vale para as relações sexuais.

– Aprenda a distinguir a fome verdadeira da vontade de comer. Ao notar que o que está sentindo é fruto de ansiedade ou parte do hábito de beliscar procure se distrair: ligue para uma amiga, ouça música, leia, dê um passeio. Só não corra para a geladeira. Pense na recompensa que a espera ali na frente: um corpo esbelto, pronto para arrasar em qualquer estação.

– Mastigue os alimentos bastante e bem devagar. Procure se concentrar e saborear o que tem na boca em vez de deixar o olhar escapulir para dentro da geladeira em busca do que comerem seguida.

16 comentários

  1. Lucinda Lins

    Adorei as dicas, no meu caso, sofria de muita compulsão alimentar, que desapareceu quando diminuí a ingestão de glúten na minha alimentação. Só descobri isto depois de ler Glúten e Obesidade, a verdade que emagrece, um livro que ganhei de meu noivo, estou muito bem e sempre que possível, gosto de compartilhar esta experiência.

  2. Milla Barroso

    Obrigada! Adorei estas informações sobre ansiedade, era tudo que precisava saber. Que Deus abençoe a pessoa que colocou essa riqueza na internet.
    Obrigada!!!!!!!!!!!!!!

  3. cristina rodrigues

    Foi realmente importante ler isto neste momento, estava tendo uma vontade incontrolavel de comer mesmo não estando com fome, procurei ajuda virtual e encontrei para distiguir o que é fome e o que é costume de comer, tenho que pensar na recompensa que virá mais adiante, autoestima lá em cima.
    Muito obrigada

  4. pamela

    Nossa essa dica veio na hora certaa… fico em casa sem fazer nada o dia td so fico beliscando as coisas
    e teno preguisa de fazer caminhada agora com td isso q li vou colocar na minha geladeira e ler tds os dias.. mto obrigada!!=D

  5. liz nadine

    Olá….adorei ler essa matéria. Pois estou brigando contra a gula de comer a todo instante.
    Tenho andado muito anciosa, sem motivos aparentes e acho que isso tem me feito comer muito e várias vezes ao dia.
    Ainda bem que sou alta, 1,78m porque de junho pra cá engordei 5 quilos, e mesmo ainda estando dentro do peso ideal, sei que se continuar comendo exageradamente irei engordar muito mais….

  6. sirlei aparecida de paula

    Adorei, super interessante o conteudo dessa materia.
    So tenho uma pequena duvida, quando estou muito ansiosa não consigo me alimentar e nem ingerir liquidos, me causa nauseas ou ate vomito com apenas 1 copo de agua.
    Obrigada, se puder me dar retorno sobre minha duvida agradeço.

  7. Diná de Barros dos Santos

    Acredito que estas dicas irão me ajudar a combater a ansiedade que tem me deixado desânimada por conta das enormes mudanças que causou na minha vida como: aumento de peso, sindrome do pânico e depressão.
    Muito obrigada!

  8. denise domingos maia

    Sou ansiosa pornatureza , ainda mais prestes a uma cirurgia de coluna, como sem controle doce e salgado ão mesmo tempo as vezes , e rapido em mastigar , depois vem uma tristeza , sentimento de culpa , mas lendo isto , vou aprender a sasiar minha fome .

  9. meu nome e liliane

    nossa agora estou mais animada para começar minha dieta depois de ler esses comentarios por que sofro muito de ansiedade e acho q poriso q nao consequia perder peso mais agora vai ser diferente novaa vidaaa!!!!!

  10. jussimara

    obrigado!Ameiii.. tudo isso procurava alguma
    coisa que poderia dar para minha mãe para tirar
    um pouco sua fome…pois ela éDIABÉTIA…

  11. Cris Eliane

    Gostei, mas as vezes nao da pra diferenciar o que e fome do que e vontade de comer. Por isso respeito as refeicoes e conto calorias assim nao ultrapasso muito os limites

  12. gerlãndia

    já faz 07 meses que estou com uma ansiedade, e estou tomando remédio controlado, sinto uma sensação estranha na minha mente como se eu saisse de mim, o que é isso? mim responda pelo amor de Deus!

  13. elaine andrade

    Olha gostei muito dessas dicas,mas no meu caso durante o dia eu nao como muito,mas o problema eh que so tenho 20minutos pra almocar no trabalho,a noite janto depois mais tarde vou dormir.no momento nao tenho muito tempo pra praticar alguma atividade fisica.tenho filhos,servicos de casa,dependo dos outros pra ficarem com meus filhos se for fazer alguma atividade.fica um pouco dificil ne.e de madrugada acordo pra beliscar la vem a ansiedade.mas vou tentar seguir as suas dicas.porque queria muito emagrecer e tenho medo de me olhar no espelho

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