Mudanças no comportamento de cães e gatos podem indicar que os bichinhos estão insatisfeitos com algo

Se você tem um bichinho de estimação, deve ter em mente que não basta fornecer a ele água e comida e um lugarzinho para dormir. É preciso estar sempre atento à sua saúde e às mudanças no comportamento, que podem indicar problemas como stress e ansiedade – sim, os pets também sofrem disso!

E para saber se o seu animalzinho vive plenamente feliz, prestar atenção ao comportamento dele é essencial. Qualquer alteração deve ser vista com atenção, e no caso de alterações significativas de comportamento, um veterinário deve ser consultado, pois as mudanças podem ser consequências de alguma doença. Veja quais são os sinais mais preocupantes:

O pet está mais agressivo

Se o seu cão ou gato tenta atacar pessoas e outros animais sem um motivo aparente, é bom ficar atento. Defender o território não deve ser encarado como motivo para agressividade.

Ansiedade

Se o animal fica muito agitado até mesmo nas situações mais corriqueiras, como sair para passear ou na hora de comer, é preciso procurar ajuda, pois isso pode ser o indicativo de algum problema.

Prostração

Seu cachorro ou gato não brinca mais ou não tem vontade de passear? Esse comportamento não é um bom sinal e é preciso procurar ajuda.

Excesso de energia

O extremo oposto da prostração, se o animal está com muita energia e mais agitado que o normal, também é preciso avaliar se há algum problema de saúde.

Latem ou miam muito

O bichinho pode estar latindo ou miando mais do que o comum porque está com algum problema de saúde, e isso deve ser investigado.

Problemas com o peso

Se o seu cão ou gato está ganhando ou perdendo peso, é preciso investigar o que acontece em seu organismo.  Problemas de saúde ou o estresse podem alterar o peso do animal.