O funcionamento do intestino é um assunto pouco falado, mas que afeta muitas pessoas. O intestino preso não é apenas a redução das evacuações, mas também a dificuldade para evacuar, com um esforço excessivo.

Confira algumas dicas para melhorar o funcionamento do intestino!

1 – Aumente o consumo de água. Consuma no mínimo de 8 a 10 copos por dia;

2 – Além disso, outra dica importante é utilizar fibras insolúveis na alimentação (20 a 30 gramas de fibras por dia), pois elas aumentam o bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino. Alguns exemplos são: cascas de frutas, cereais inteiros, feijão, milho; frutas(laranja, acerola, ameixa preta seca, pêssego, abacaxi, manga, morango, caqui, melancia e figo), verduras e legumes (quiabo, almeirão, mandioca, inhame, cará, milho verde, alface, couve manteiga, couve-flor, repolho, cenoura, mandioquinha, abobora e tomate), leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico e soja), fibras (barras de cereais, aveia, farelo de trigo e cereal matinal), alimentos integrais (pães, arroz, biscoitos e macarrão), sementes (linhaça, girassol, gergelim e quinoa) e outros (iogurtes ou leites fermentados, coalhadas e azeite de oliva);

3 – Faça de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades sem esquecer das principais refeições;

4 – Além disso, mastigue muito bem os alimentos;

5 – Consuma frutas de preferência com casca e bagaço;

6 – Faça atividade física regularmente para estimular movimentos do peristaltismo intestinal;

7 – Portanto, estabeleça horários regulares para ir ao banheiro, sendo estes em momentos tranquilos, concentre-se, evite leitura ou celular;

8 – Controle o estresse e a ansiedade;

9 – Além disso tudo, dieta alguns medicamentos (como agentes aumentadores de volume, osmóticos, lubrificantes, emolientes, procinéticos e irritantes ou estimulantes) que tem efeito laxativo, podem ser administrados para auxiliar no controle do habito intestinal, mas devem ser utilizados apenas após investigação e orientação médica.