Elas insistem em aparecer no seu corpo? Leia a matéria e fique sabendo como você pode tratá-las!

Parece que a verruga surge do nada. Você foi dormir e quando acordou… lá estava ela! Às vezes só é possível percebê-la quando “nasce” em regiões do corpo que sofrem atrito, como pés, mãos, dedos ou cotovelos. Mas não é bem assim que acontece. Na verdade, existem três tipos de verrugas: a vulgar, que aparece ao longo do corpo, a plantar, na sola do pé (famosa com o nome de “olho de peixe”) e a genital, conhecida como condiloma.

Todas os tipos de verrugas são causados por um vírus que se instala na camada superficial da pele – a epiderme – e provoca o aumento na produção de queratina. É esse aumento que gera o aparecimento das verrugas. As lesões em forma de couve-flor criam raízes profundas na pele, o que dificulta a sua eliminação definitiva. Além disso, se você ficar mexendo nelas, pode contaminar outras partes do seu corpo onde aparecerão mais verrugas.

Os medicamentos à base de ácido salicílico são muito eficientes e podem ser encontrados em farmácias comuns ou manipuladas. O tratamento é feito em casa e dura cerca de três semanas. Aplicando a substância cáustica na verruga, você literalmente corta o mal pela raiz e ela não crescerá no mesmo lugar.

Nos consultórios dos dermatologistas o problema é resolvido mais rapidamente com o uso de ácidos potentes, entre eles a neve carbônica ou o nitrogênio líquido, que queimam a verruga pela ação do frio. A cauterização com bisturi elétrico ou a laser extermina a verruga na hora.

Já a fitoterapia indica o uso de uma planta medicinal chamada tuia – que pode ser encontrada em farmácias de manipulação sob a forma de tintura, pomada ou creme – para atacar as lesões. Deve-se passar o medicamento na verruga duas vezes por dia e cobri-la com um pequeno curativo. O tratamento leva cerca de duas semanas para fazer efeito.

Então você já sabe, caso encontre uma dessas surpresas desagradáveis no seu corpo, não cutuque ou tente arrancar a verruga. Procure um dermatologista para que ele lhe indique o melhor tratamento.