O desejo de deixar o nariz mais bonito e em harmonia com o restante do rosto não depende de etnia. Assim, qualquer que seja ela, é possível alcançar excelentes resultados com a Rinoplastia, a cirurgia plástica de correção de nariz.

Mas será que a questão étnica pode ter algum tipo de influência na cirurgia de Rinoplastia? A resposta está nas características raciais e neste nosso post. Acompanhe!

A etnia do paciente influencia na Rinoplastia?

Para responder a essa pergunta, vamos entender as diferenças entre os narizes de pessoas de etnias diferentes. Confira!

Nariz Negroide: este geralmente possui a pele mais grossa e mais oleosa do que os demais tipos de nariz. O dorso é baixo, tem poucas estruturas ósseas e sua ponta é arredondada. Nesse tipo de anatomia, as asas nasais e a ponta podem ser amenizadas com a Rinoplastia.

Nariz oriental: muito parecido com o nariz negroide, o nariz oriental tem dorso baixo e ponta larga e, em geral, observa-se uma desarmonia entre a ponta e o dorso, o que deixa o nariz apto à uma cirurgia plástica de nariz corretiva.

Nariz caucasiano: comumente de pele fina, esse tipo nariz possui o dorso projetado e alto. Ele é um bom candidato à Rinoplastia pois sua estrutura óssea e sua cartilagem tendem a formar ondulações. Além disso, a ponta do nariz caucasiano tende a ser voltada para baixo, algo que, sem dúvida, pode ser aprimorado.

Com base nas características acima, fica fácil entender que a influência se dá na adequação da técnica à etnia e não em usar procedimentos diferentes devido a diferenças raciais.

Para fazer a cirurgia respeitando a etnia do paciente é importante que o cirurgião plástico que vai fazer o procedimento esteja preparado para realizar as alterações de acordo com as características étnicas da pessoa, bem como outras particularidades da mesma.

 

É possível deixar um nariz de uma etnia com aparência de outra?

Podemos explicar a partir do exemplo de uma pessoa com nariz oriental que deseje deixá-lo com aparência de nariz caucasiano. Nesse caso, o cirurgião deve explicar ao paciente que ele pode fazer o possível para atender o seu desejo, mas que existem características que não podem ser alteradas.

Além disso, a perda de algumas particularidades étnicas durante a realização do procedimento deve ser discutida amplamente com o médico antes mesmo de marcar a data da cirurgia plástica. Ele deve esclarecer quais são possibilidades reais mais adequadas ao seu caso. A partir daí, ele pode adequar a alternativa à realidade do paciente.

É importante que o cirurgião plástico explique ao paciente que o objetivo maior da cirurgia é deixar o perfil harmonioso, equilibrado com o restante do rosto mais bonito, não importando se o nariz é negroide, oriental ou caucasiano. O bem-estar mental proporcionado será sempre o mesmo!

E você, tem vontade de alterar algo em seu nariz que o incomoda — por questões estéticas ou de saúde? Se sim, a cirurgia indicada é a Rinoplastia. E não importa qual é a sua etnia, busque orientações de um cirurgião plástico experiente.