Conheça mais sobre a aromaterapia em nossa matéria

Ninguém discute que o perfume exerce um grande poder de atração. Mas, além de ser um excelente trunfo para a conquista, o aroma pode ser uma forma de manter a saúde física e mental. A aromaterapia, técnica conhecida há tempos como uma opção de medicina alternativa, busca a harmonia do físico com a mente através de óleos essenciais. Sua prática terapêutica vem se tornando cada vez mais popular por ter como matéria-prima substâncias de fácil acesso extraídas das plantas e flores.

Quando essas substâncias são colocadas em nossa pele ou inaladas, proporcionam reações que alcançam o sangue, a circulação e os órgãos. Assim, podem corrigir problemas psico-emocionais e desequilíbrios energéticos do corpo.

Existem várias maneiras de se utilizar os óleos essenciais, que variam de acordo com o problema de cada pessoa. Os banhos com óleos aromáticos são uma das formas de terapia. A junção de óleo e água faz com que as essências penetrem com mais facilidade na pele, atuando com maior rapidez no organismo.

Os especialistas aconselham que o óleo seja 100% puro e que sua fragrância seja alterada sempre que possível. O corpo se acostuma com o mesmo tipo de essência e com isso, acaba enfraquecendo o poder terapêutico do óleo.

Como nem todos os óleos podem ser derramados diretamente na água (alguns podem causar queimaduras), a dica é dilui-lo em uma tampa de xampu neutro e depois adicioná-lo à água. Ajuste a temperatura da água para mais ou menos 37°C e relaxe!

A técnica é simples, mas para aproveitar ao máximo os benefícios da aromaterapia, procure um terapeuta especializado no assunto. E lembre-se sempre de um detalhe: nem todo cheiro agradável é aromaterapia. É claro que um ambiente perfumado proporciona bem-estar, mas essências são diferentes de óleos essenciais. Os aromatizadores de ambiente e as velas perfumadas estão longe de auxiliar no equilíbrio físico e mental.

Onde encontrar óleos essenciais? Em casas de produtos naturais, sempre prestando atenção se o que você compra é 100% natural.

Confira abaixo algumas indicações de óleos essenciais:

Alecrim

É indicado para resfriados e gripes, pois fortalece o sistema imunológico. Também é usado para problemas na pele como a acne e verrugas.

Lavanda

Calmante e sedativo, é descongestionante e ajuda em problemas de pele como queimaduras e picadas de inseto. Alivia dor de estômago, náusea e ajuda a tratar o mau-hálito. Ainda ajuda a tratar problemas de asma e infecções de garganta.

Camomila

Calmante, ajuda a combater problemas de insônia, ansiedade e estresse. Minimiza problemas de pele como irritações e inflamações.

Rosa

Afrodisíaco, sedativo e tonificante. Regula o ciclo menstrual e ajuda nos problemas no sistema digestivo.

Limão

Ameniza a oleosidade da pele e ameniza a acne. Refrescante, ajuda a combater resfriados e gripes. Auxilia no tratamento de depressão e a indecisão.