Durante muito tempo, a cirurgia plástica foi vista apenas como vaidade. Esse conceito mudou e hoje sabemos a importância dela na vida de alguns pacientes. Isso porque ainda que seja só por estética, o fato de elevar a autoestima do paciente já conta para o bem-estar psicológico da pessoa.

Antes de tudo é essencial que o paciente tenha entendimento de que o trabalho do cirurgião só é bem-sucedido quando a expectativa é realista.

Mas a questão é o quanto a expectativa do resultado pode ajudar ou atrapalhar na realização do procedimento?

Os efeitos da cirurgia plástica

Sabemos que a cirurgia plástica é capaz de fazer grande modificações em nosso corpo, mas sabemos também que grandes modificações podem trazer grandes insatisfações.

Cada pessoa tem uma estrutura corporal e facial herdada geneticamente, e com a cirurgia plástica é possível modificar e aperfeiçoar alguns aspectos, mas não dá para mudar a base.

É ideal que o paciente pesquise muito sobre as modificações que pretende realizar e qual procedimento vai ser feito, e analise com o médico os possíveis resultados de cada procedimento.

Expectativas irreais

Sabemos que as redes sociais exibem pessoas com corpos e rostos perfeitos. Essa realidade influencia algumas pessoas a realizarem procedimentos estéticos, criando expectativas irreais.

Não é difícil encontrar pacientes com expectativas irreais, seja para salvar um relacionamento, ficar parecido com uma celebridade, curar uma depressão e vários outros motivos que não são os  ideais.

Ouça o que o médico tem a dizer

Ouvir o médico, avaliar o possível resultado, o melhor procedimento para o seu caso, muitas vezes faz um paciente rever as suas necessidades e expectativas, garantindo um resultado satisfatório.

O problema é que muitas vezes o paciente não aceita os possíveis resultados, optando por algo que não atende às suas necessidades. Além disso, eles podem não vão gerar uma harmonia facial ou corporal, o que acaba ocasionando um resultado não satisfatório.

Expectativas realistas

Pacientes que possuem expectativas realistas, ajudam o médico a decidir por uma cirurgia plástica segura e com resultados mais satisfatórios.

Esses pacientes conseguem buscar melhores cirurgiões, por saberem que resultados esperar, ter um pós-operatório tranquilo e aceitar as mudanças realizadas.

A expectativa ajuda ou atrapalha?

Como vimos acima, quando as expectativas com a cirurgia plástica fogem da realidade, elas tendem a atrapalhar. Em conclusão, temos resultados não desejados ou que não harmonizam com o corpo e a face.

Expectativas realistas ajudam pacientes a terem:

  • uma melhor escolha do profissional;
  • um maior diálogo com o médico;
  • um resultado satisfatório.

Com tudo isso consegue-se garantir uma excelente harmonização.

Você está pronto para realizar uma cirurgia?

Não tenha medo de se fazer essa pergunta. É necessário que o paciente esteja bem fisicamente, mas também psicologicamente.

Além disso, leve em consideração alguns pontos que podem ajudar na sua escolha:

  • Você confia no profissional que escolheu?
  • Você recebe suporte do profissional acerca do procedimento ideal para obter o resultado esperado?
  • Essa decisão agrada você? (nunca tentar agradar outra pessoa).
  • Compreende que cada pessoa terá um resultado diferente??
  • Possui boa comunicação com o médico responsável?
  • Entende os riscos cirúrgicos?
  • Espera modificações realistas e não milagrosas?

Procure um cirurgião plástico que respeite as suas escolhas em cirurgia plástica e seu corpo e que, além de tudo, faça com que você se sinta bem consigo mesma.