Uma escolha errada no cardápio aqui, um alimento gorduroso a mais ali e pronto: problemas de digestão se tornam comuns. Azia e prisão de ventre estão entre os mais comuns desconfortos causados por comidas. Para ajudar a sua digestão, separamos 9 alimentos que possuem propriedades digestivas. Confira agora!

As fibras um tem papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. O consumo ideal é de 25 a 30g ao dia de fibras no geral. Lembrando que, para ter efeito desejado, é importante consumir as fibras em conjunto com a água.

1) Ameixa:

Com alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o seu trânsito intestinal.

2) Gengibre:

Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea.

3) Mamão e abacaxi:

O abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas.

4) Banana:

A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal. O consumo ideal é de uma colher de sopa da fruta por dia.

5) Iogurtes probióticos:

Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal.

6) Azeite:

Pesquisas recentes indicam que o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia.

7) Chás digestivos:

Alguns tipos de chá ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a sensação de barriga estufada, como por exemplo: chás de hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium.

8) Couve:

Essa verdura em especial contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão.

Dica: Evite beber durante as refeições! O melhor é ingerir líquidos antes ou 30 minutos após a refeição para garantir uma boa digestão.