Investir pode até parecer um bicho de 7 cabeças, mas isso só porque possivelmente, você está se baseando em ideias infundadas. Já pensou nisso? Neste artigo, separamos 7 dicas para você entender como funciona, qual o primeiro passo para em breve, colher os frutos do seu investimento. Vem conferir!

Antes de tudo é primordial ter um objetivo, afinal, de nada vale uma meta sem objetivo. Onde você quer chegar? Por que investir? Independência financeira? Aposentadoria? Viajar? Coloque seus planos no papel e veja a importância de poupar e fazer seu dinheiro render com o investimento.  

1 – É normal sentir medo

É normal que o ser humano tema aquilo que não conhece. Não leve a mal, seu medo quer proteger você. É necessário mostrar a ele que você não está diante de um monstro feroz, como ele faz você acreditar. Os medos estão dentro de nós mesmos e nós, temos controle sobre nossos sentimentos. Pode ser trabalhoso, mas é você que os domina.

2 – Estude sobre os tipos de investimento

Separe alguns minutos do seu dia para estudar mais sobre os tipos investimentos. Pode ser através de vídeos no youtube, textos ou livros. A internet possibilita o acesso a diversos formatos de conteúdo de extrema qualidade!

3 – Faça simulações

Quer ver os resultados mas ainda está com medo? Simule investimentos nos sites das corretoras. Sinta como é fazer um investimento, sem precisar começar de fato. Ou comece com muito pouco em um produto de baixo risco.

4 – Peça ajuda

Cerque-se de pessoas que possam instruir você, mas não dependa delas. Saiba que se não bastarem as suas fontes de informação, você pode recorrer a essa rede de apoio.

5 – Conheça, conheça, conheça

Quanto mais você souber, ler e estudar, mais seguro você ficará. Dizem que um excelente antídoto para o medo é o conhecimento! Como você deve ter percebido, isso faz total sentido!

6 – Crie estratégias inteligentes

Identifique todos os pensamentos e as preocupações que alimentam o seu medo. Após isso, pense em como você pode corrigi-los, contorná-los ou minimizar o impacto negativo que eles podem ter na sua vida! Como se prevenir para que não se concretize o pior cenário? Elenque diferentes estratégias.

7 – Invista gradualmente

Você não precisa sair por aí investindo todas as suas economias. Após mergulhar nesse mundo, identifique quais os investimentos se alinham mais ao seu perfil de investidor. Se você tem muito medo, opte por aqueles mais conservadores, no qual o risco é menor, como é o caso dos títulos públicos do Tesouro Direto. Comece com pouco mas, comece!

Quando você se permite mergulhar nesse universo, quanto mais conhecimento você adquirir para barrar ideias distorcidas sobre investimentos e quanto mais você se cercar de estratégias de ação, menos nebuloso será esse cenário.

Dica: Para quem não sabe por onde começar, existem muitos canais no Youtube sobre o assunto, um deles é o Me Poupe!