Agora o papo é sério, afinal, muitas pessoas não sabem que estão em um relacionamento abusivo. Pensando nisso, separamos 6 sinais para você observar se está em relacionamento abusivo ou se reconhece alguém que esteja nessa situação. Confira!

1 – A pessoa é manipuladora

Sim, a culpa sempre vai ser sua. Mas, calma, na real, é isso o que a pessoa abusiva quer que você pense. Ela sempre está certa, e sempre vai fazer você se sentir mal. E vai fazer isso de um jeito aparentemente inocente. Isso é abuso!

2 – A pessoa mente

Quando ela quebrou a primeira promessa você relevou, afinal, esse tipo de coisa acontece, né? Da segunda vez, você achou estranho e melhor não encanar. Mas na terceira… um sinal vermelho acendeu. Além disso, tem algo de misterioso na vida dela, quem são seus amigos de verdade? Parece que ela sempre está escondendo algo, nada parece claro. Mentir é sinal de abuso!

3 – A pessoa quer controlar suas emoções

Esse tipo de pessoa adora um joguinho. Diz que vai ligar e não liga, diz que vai fazer algo e não faz. Chantagem emocional é uma arte que pessoas manipuladoras dominam. E você, sem se dar conta, aos poucos, está presa nessa armadilha. Os seus dias se resumem a pensar no que a pessoa pensaria de sua atitude. De repente, você já brigou com todas as pessoas que ama porque elas querem o seu bem e sabem que o seu bem não é dentro de um relacionamento abusivo.

4 – Ela age de forma passivo-agressiva

O confronto nunca é direto. A pessoa passivo-agressiva nunca vai dizer que reprova algo em você com todas as letras, ela vai achar formas dissimuladas de comunicar isso. É o famoso “não estou bravo com você”, quando, na verdade, está. Esse tipo de comportamento é destrutivo porque você nunca sabe lidar com uma pessoa assim.

5 – Você sabe que há algo errado, mas não consegue fugir dessa relação

Você sabe que a relação está péssima, sabe que não está feliz e resolve terminar de vez o relacionamento. Todas as suas amigas já falaram que é o certo a se fazer e que, sim, é hora de se libertar. Mas na hora H, bastou um pedido de desculpa da pessoa e um “eu vou melhorar” para imediatamente você esquecer o que ia fazer. E pronto, mais uma vez você não conseguiu se ver livre disso.

6 – Você tem medo

Medo de como a pessoa vai reagir se você mostrar quem é de verdade, medo de expor seus sentimentos, medo de sofrer algum tipo de agressão física. Isso não é vida, é? Isso é abuso!