Muitas informações sobre a mamoplastia podem ser encontradas online, mas será que elas são verdades? Descubra os mitos e verdades sobre a mamoplastia

A mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e, independente da expectativa da paciente, algumas dúvidas surgem ao encontrar informações confusas na internet, por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre a mamoplastia para esclarecer todas as suas dúvidas! Confira:

1 – A mamoplastia não deixa cicatrizes – MITO

As cicatrizes após uma cirurgia plástica variam de paciente para paciente, pois envolve características genéticas para uma boa cicatrização e dos cuidados pós-operatórios. Mas, no geral, a mamoplastia, tanto de aumento como a redutora, deixam cicatrizes e variam de acordo com o tipo de incisão indicada pelo cirurgião plástico.

Normalmente, a cicatriz fica localizada ao redor da aréola e desce até o sulco do seio, deixando a forma de um T invertido na região de baixo do seio.

2 – A mamoplastia redutora pode ser feita em qualquer idade – MITO

Uma mamoplastia redutora só deve ser realizada após a formação completa das mamas. Esta formação ocorre por volta dos 18 anos, mas pode variar de paciente para paciente, por isso, deve ser avaliado pelo cirurgião plástico que realizará a cirurgia.

3  – O resultado da cirurgia é definitivo – MITO

Muitas pessoas acreditam que o resultado da cirurgia é definitivo, quando, na realidade, o resultado varia conforme o passar dos anos. Isso ocorre devido as mamas continuarem a sofrer os efeitos da gravidade e do tempo.

Casos em que o paciente perde ou ganha muito peso após a cirurgia também poderão alterar o resultado após a cirurgia. Em caso de um grande ganho de peso após a cirurgia, o seio poderá aumentar novamente e, em casos de uma grande perda de peso os seios podem cair devido a flacidez da pele.

4 –  A mamoplastia redutora pode ser realizada em pacientes com seios flácidos – VERDADE

Em caso de pacientes que possuem os seios flácidos e que tem o desejo de diminuir o volume das mamas, é possível realizar a mamoplastia redutora associada à mastopexia, assim, além de diminuir o volume da região, o cirurgião também levantará as mamas caídas.

5 – Não é possível realizar uma mamoplastia logo após uma gravidez – VERDADE

Logo após a gravidez não é recomendado que a paciente já faça uma mamoplastia, devido aos riscos para a saúde da paciente quando nestas condições.

Para as pacientes que estão pensando em realizar uma mamoplastia após a gravidez é recomendado verificar se os hormônios da gravidez ainda estão circulando pelo corpo, pois elas interferem no tamanho e na forma das mamas femininas. No geral, é necessário de 3 a 12 meses após o fim do período de amamentação para a normalizar as mudanças no corpo feminino causadas pela gravidez.

6 – Não se deve tomar sol logo após a realização da cirurgia – VERDADE

Durante o período de cicatrização, não é indicada a exposição solar. Isso ocorre devido o sol alterar a produção de melanina e poder alterar a cor da cicatriz ou criar manchas na região. O tempo para uma exposição solar varia de paciente para paciente e deve ser indicado pelo cirurgião.

7 – A mamoplastia altera a sensibilidade do mamilo – VERDADE

Apesar de não ser tão comum, a mamoplastia pode reduzir ou criar uma hipersensibilidade na região dos mamilos. Em grande parte dos pacientes que sentem esse aumento ou diminuição, a sensibilidade retorna ao normal após alguns meses desde a cirurgia.

8 –  A mamoplastia redutora interfere na amamentação – MITO

A inserção da prótese de silicone é feita atrás da glândula mamária, por isso, sua localização não influencia na hora de o corpo da mulher produzir leite.

9  – É possível dizer com precisão o tamanho de sutiã que a paciente utilizará após a cirurgia – MITO

É possível estimar o tamanho o qual ficará a mama da paciente após a realização da mamoplastia, no entanto, o tamanho do sutiã varia também de acordo com o tórax da paciente e não apenas do volume dos seios.

10 – É possível retornar a prática intensa de exercícios físicos 60 dias após a realização da cirurgia – VERDADE

Após a realização de uma mamoplastia, é necessário seguir rigorosamente as regras do pós-operatório. Aproximadamente 60 dias após a realização da cirurgia já é possível retornar à prática intensa de exercícios físicos. Para isso, é necessário o uso de tops que sustentem bem o seio para evitar o movimento deste. Lembrando que o período poderá alterar de acordo com a recomendação médica da paciente.