Adotando alguns hábitos fica mais difícil sabotar os esforços de emagrecimento

Que atire a primeira pedra quem nunca se propôs a fazer uma dieta, mas acabou cedendo às ‘tentações’ culinárias e ficou se sentindo culpado depois. É preciso ressaltar que não há motivo para culpa, pois isso é perfeitamente normal e faz parte do processo de reeducação alimentar. Afinal, novos hábitos demandam tempo e esforço, e é irreal pensar que podemos mudá-los da noite para o dia.

Pensando em todas essas dificuldades no processo de emagrecimento, os nutricionistas da Clínica Master Health deram algumas dicas de hábitos que podem ajudar as pessoas a se manterem fieis à dieta. Confira:

1 – A salada primeiro: durante as refeições principais, como almoço e jantar, coma sempre um prato cheio de salada primeiro, pois isso vai aumentar a sensação de saciedade e impedir um consumo maior de alimentos.

2 – Faça lanches saudáveis: no intervalo entre as refeições, invista em frutas, como banana, maçã e pêra. As versões desidratadas das frutas também são boas opções, desde que consumidas até 30 g. Para variar, substitua por castanhas e nozes ou iogurte desnatado.

3 – Menos carboidrato à noite: não é preciso cortar totalmente o carboidrato, mas durante a noite opte pelos integrais. Você vai notar a diferença não só na silhueta, mas também no seu sono, pois alimentos com alto índice glicêmico bloqueiam a produção de hormônios, o que prejudica o sono e o gasto calórico.

4 – Escolha carnes mais leves: as melhores opções são frango, peixe e peito de peru. Além de grelhadas, essas carnes podem ser assadas, com azeite e ervas, para dar outro toque às refeições.

5 – Use temperos termogênicos: a canela e o gengibre são ótimas opções no preparo de alguns doces, substituindo o açúcar e, de quebra, ajudando o organismo a acelerar o metabolismo e a queima de gorduras.