Nos dias de hoje, com uma vida tão corrida, o que fazer quando consumida pelo trabalho e pela rotina? Você nem sabe mais qual é sua paixão? Qual é seu hobby? O que te faz feliz? Para quem se encontra nessa situação, aqui vão 5 dicas preciosas de como descobrir sua paixão, mesmo depois de adulta. Confira!

1 – Lembre-se do que gostava de fazer quando criança

Costuma ser na infância e na velhice que temos a oportunidade de fazer algo que amamos com menos pressão e cobrança de nós mesmas e do mundo à nossa volta. Em outras palavras, há uma grande chance de você encontrar uma verdadeira paixão ao relembrar seus antigos passatempos. A pergunta é: o que você queria fazer quando podia simplesmente fazer o que queria?

2 – Pense naquilo que te incomoda

Apesar de ser comum associar paixão a algo que sempre é prazeroso, a verdade é que muita gente acaba encontrando sua motivação justamente na tentativa de encontrar soluções para as coisas que lhe tiram o sono. Descubra as coisas que mais te incomodam, estejam elas ligadas à política, ao meio-ambiente, às relações entre as pessoas… Quem sabe sua paixão não é encontrar caminhos para mudar o mundo à sua volta?

3 – Não se cobre para ser excepcional ao exercer sua paixão

É comum que em algum momento você já deve ter pensado que adoraria fazer algo, mas, infelizmente, não tem talento para isso. Pois saiba que essa é mais uma imposição que criamos para as paixões e que não faz muito sentido. Primeiro porque dificilmente você será boa em uma coisa antes de começar a se dedicar a ela. Mas, mais do que isso, pode ser que você realmente nunca venha a ser um expoente na área da sua paixão, e está tudo bem.

4 – Não tenha medo de experimentar

Por mais que a gente tente contar somente com a imaginação, não existe outra forma de descobrir se você realmente gosta de uma coisa a não ser colocando a mão na massa e dando uma chance para ela. Isso não significa que você deva experimentar absolutamente tudo até chegar na sua paixão. Ajuda muito saber, ao menos, quais coisas realmente não são para você. Mas, caso suspeite que algo possa representar uma nova paixão, ou talvez uma paixão adormecida, não tenha medo de ir atrás.

5 – Saia da rotina

Parafraseando o que disse Einstein, não dá para fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes! Sendo assim, comece a aceitar aqueles convites para festas ou happy hour que costuma recusar, faça uma viagem no fim de semana, visite locais em que nunca esteve antes, tente ler algo diferente… Pode ser que em uma dessas andanças e mudanças você acabe trombando com sua paixão.25