Você sabia que cabelo crespo é diferente de cabelo cacheado? Os fios crespos são aqueles com cachos mais apertados, desde a raiz. Eles são naturalmente mais frágeis e sensíveis e possuem textura mais fina.

A cutícula do cabelo crespo tem espessura irregular e se quebra facilmente na parte que é mais fina e, consequentemente, deixa o córtex do fio desprotegido. Por isso, além de serem mais opacos, esses fios estão sujeitos ao ressecamento e à quebra e exigem cuidados especiais. Confira agora 5 cuidados para manter seu cabelo crespo sempre lindo!

1 – Lavagem correta

Para cada resultado pretendido, existe um tipo de lavagem. Existe a maneira tradicional de lavar os fios: com shampoo e condicionador. Existe a técnica no-poo: sem o uso do shampoo e que realiza o co-wash, procedimento somente com condicionadores. Além disso, também existe a low-poo: técnica que utiliza shampoos especiais, que fazem pouca espuma. O ideal com tantas opções é intercalar os tipos de lavagem.

2 – Na hora do banho

Na hora de lavar o cabelo crespo é importante lembrar que a temperatura da água também é muito importante. A água muito quente resseca ainda mais os fios, então idealmente os cabelos devem ser lavados com água fria ou morna. Além disso, massagear o couro cabeludo durante a lavagem garante uma limpeza mais profunda, estimula a produção do sebo natural que garante um pouco de oleosidade aos fios e auxilia a modelagem dos cachos.

Além disso, a lavagem diária não é recomendada para os cabelos crespos, pois pode deixá-los mais ressecados.

3 – Cuidados na hora de pentear

O cuidado ao pentear o cabelo crespo também é decisivo para o resultado final. Evite penteá-los a seco, pois pode causar quebra e nós, além de aumentar consideravelmente o volume. Além disso, o ideal é desembaraçar cuidadosamente, durante a lavagem, enquanto eles ainda estão molhados.

4 – Aposte na hidratação

Todo cabelo precisa de hidratação, mas cabelos crespos precisam especialmente mais! A função da hidratação é manter os fios saudáveis, macios e com brilho, valorizando sua beleza natural. O único cuidado a ser tomado é escolher o produto ideal para o seu tipo de cabelo, pois existem produtos específicos para cacheados e lisos. Portanto, com o produto certo, o resultado é sempre positivo.

5 – Finalizando o cabelo crespo

A finalização é a parte mais importante do processo de cuidados com seu cabelo crespo, pois é ela que vai garantir o formato do penteado e o volume do cabelo. Além disso, o ideal é utilizar produtos corretos para cada finalidade: para controle do frizz, para modelar, etc.