Quem nunca acordou com aquela vontade de fazer uma tatuagem, não é mesmo? Sendo a primeira ou mais uma, há algumas coisas que todos devem saber antes de tatuar a pele. Separamos 7 coisas para que você pense antes de marcar onde e quando se tatuar. Vem conferir que vale a pena!

1 – Pense bem na sua ideia

Esse é o primeiro passo quando se pensa em fazer uma tatuagem, afinal, tomar essa decisão significa que o desenho ou frase, ficará com você pelo resto da vida. Com esse passo, maturando sua ideia, você vai evitar arrependimentos posteriores, de quem muitas vezes faz por impulso. Se for a sua primeira tatuagem, nossa dica é: cuidado redobrado.

2 – Profissional certo para fazer sua tatuagem

Escolher o estúdio e profissional de confiança é primordial para fazer a sua ideia virar arte. São eles que darão a segurança necessária para tomar esta decisão e evitarão muitos arrependimentos. Na hora de escolher, pegue referências de pessoas próximas que já fizeram, pergunte como foi o processo e se recomendariam. Só com isso, você evita colocar o trabalho na mão de um completo estranho.

O estilo da tatuagem que você escolher pode direcionar o profissional. Se você quiser fazer uma aquarela no corpo, nada melhor do que optar por um especialista nesse tipo de desenho e assim por diante. Pesquise os seus trabalhos anteriores e converse com quem já fez com ele. Na hora de escolher o estúdio ou profissional, saiba se: o material que ele usa é esterilizado ou descartável, as embalagens são abertas na sua frente, e se o tatuador usa e troca de luvas durante o processo.

3 – Não faça uma economia ”burra”

O principal erro de quem vai fazer uma tatuagem é ficar pesquisando e pechinchando o preço por aí. Lembre-se de que a tatuagem é uma obra de arte que ficará na sua pele definitivamente. Não dá para ficar barganhando valores com diferentes tipos de profissionais. Este é o pior tipo de economia que você pode fazer, a chamada economia burra.

4 – Cuidados na cicatrização

Tão importante quanto escolher o profissional e a arte, é ter os cuidados devidos no pós-tatuagem. Evite tomar sol direto por, pelo menos, 15 dias; use uma camada fina de pomada cicatrizante e, quando possível, deixe o desenho respirar. Em resumo: siga a risca os conselhos do seu tatuador.

5 – Siga seu tatuador no Instagram

Pode até parecer besteira, mas siga-o para se aproximar do estilo de arte que ele faz e se atentar aos traços, definindo se é isso mesmo que você quer. Os estilos dos tatuadores variam muito. Alguns podem ser especialistas em retratos e outros, por exemplo, podem ser especialistas no estilo old school. Vale a pena ficar de olho neles!