Ganho de flexibilidade, tonificação do corpo, entrar em forma e aliviar estresse e tensão são algumas das vantagens de praticar Yoga, mas você sabia que a prática desse exercício pode te ajudar muito mais do que você imagina? Confira agora 8 benefícios dessa prática:

1) Reduz os sintomas da TPM

80% das mulheres sofrem com sintomas da TPM. Cólicas, inchaços, dores de cabeça… A boa notícia é que tudo isso pode ser aliviado e até curado com Yoga. Como melhora a circulação do sangue para os órgãos genitais, o Yoga tem um grande poder na redução das cólicas.

Outro inimigo da mulher nessa fase é o estresse, que pode agravar os sintomas. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), constatou que um programa de Yoga pode reduzir em até 50% o cortisol, hormônio do estresse.

2) Alivia a enxaqueca

Pesquisadores indianos dividiram pacientes que sofriam de enxaqueca em dois grupos.

Metade fez 5 sessões de Yoga por 6 semanas, enquanto as outras 30 pessoas continuaram apenas com o tratamento padrão.

Após testar a frequência, a intensidade e o impacto das enxaquecas, os pesquisadores não tiveram dúvidas: o grupo com Yoga deu sinais de uma melhora bem mais rápida.

3) Melhora o sexo

Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine concluiu que após 12 semanas de Yoga todas mulheres que participaram da pesquisa conseguiram ter aumento do apetite sexual, performance, orgasmo, satisfação e principalmente, confiança.

4) Mantém a fertilidade lá em cima

Alguns estudos que indicam o Yoga como um possível elevador de fertilidade, principalmente por causa diminuição do estresse que envolve uma decisão tão importante: a de ter um filho.

5) Turbina a Imunidade 

Pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a prática do Yoga provoca alterações em genes relacionados a imunidade, a nível celular mesmo! E isso não demora a acontecer, já é visto durante a prática.

Os 10 participantes fizeram Yoga por duas horas nos dois primeiros dias. Nos últimos dois dias, caminharam por uma hora e ouviram jazz e música clássica.

Os resultados foram impressionantes! Enquanto a caminhada e a música mexeram com 38 genes presentes nas células imunes examinadas, o Yoga produziu quase 3x mais mudanças, em 111 genes!