Só quem é mulher sabe: passar pela TPM é uma tortura. Ora está tudo bem, ora estamos irritadas, ora estamos chorando, ora queremos comer todos os doces do mundo… Não é fácil passar por esse período, mas existe alguns alimentos que aliviam a TPM. Conheça agora os itens que valem a pena comer para encarar bem a chegada do período pré-menstural e ficar com bom humor e livre de incômodos

1 – Cogumelo

De acordo com um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition, os cogumelos reduzem em até 35% os sintomas típicos da TPM. Além disso, a substância responsável pelo alívio é a riboflavina (vitamina B2), presente em porções generosas especialmente no tipo portobello.

2 – Maracujá

Conhecido por deixar as pessoas mais calmas, o maracujá pode ser consumido no período, já que tem propriedades calmantes, que melhoram a insônia e a irritabilidade na TPM. 

3 – Linhaça

Por ser fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6 e lignanas (fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos), a linhaça combate a inflamação nas células, portanto preserva as artérias e diminui a ansiedade e a compulsão por doce, típicas da TPM.

4 – Salmão

Ele é parceiro da malhadora de carteirinha, pois possui ômega-3. Essa gordura do bem aumenta a disposição, alivia os sintomas da TPM e diminui os triglicérides, o colesterol ruim e a pressão arterial.

5 – Rúcula

Rica em magnésio, que regula a taxa de estrogênio e colabora para a disponibilidade de serotonina, a rúcula ajuda a combater o mal-estar e a depressão, além de reduzir o inchaço e desejo de doces.

Portanto, agora que você já possui essa lista poderosa nas mãos, basta colocar todos os alimentos que aliviam a TPM no carrinho de supermercado e não deixar nunca faltar em casa! Diga adeus a irritação e seja uma nova mulher mesmo no período pré-menstrual!